Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

terça-feira, 22 de abril de 2014

COLEÇÃO AYRTON SENNA (PARTE 5) – FITAS VHS

Revirando meu acervo de fitas VHS, que devidamente aguardam tempo e equipamento hábeis para futuras digitalizações, localizei algumas que encontravam-se guardadas há uns 19 anos.

Fitas VHS - Documentários e Corridas de Ayrton Senna

Era muito difícil encontrar vídeos de Formula 1. Consegui alugar no máximo: “O Fabuloso Fittipaldi” e “Acelere Ayrton”, documentário de Roberto Farias que abrange a pré-temporada de 1986. Costumava assistir na vitrine de uma loja do Shopping Iguatemi, Salvador, alguns trechos do GP de San Marino de 1991, época do videolaser, ou laserdisk, tecnologia que utilizava um disco similar a um CD, mas do tamanho de um LP, com tecnologia analógica, e que não se popularizou. A loja ficava no terceiro piso, no corredor onde hoje encontra-se a Riachuelo e a Castro’s.

Documentário: "Acelere Ayrton"

Aqui, um aparelho de videolaser, da época:

Aparelho de Videolaser/Laserdisk

The Official FIA Formula 1 World Championship Review – Senna Fights Back (Resumo da Temporada de Formula 1 de 1993). Speedbox Racing Club, 90 min: foi a fita que mais assisti desta coleção. Lembro de ter encomendado por telefone em São Paulo, através de um anúncio, provavelmente da Revista Grid, por volta de 1995. Perguntei à atendente se tratava-se da transmissão da Globo, com narração de Galvão Bueno, disse-me que não, que era em inglês e sem legendas. Como naqueles idos não encontraria outra opção, aceitei, apesar de, à época, entender algumas poucas palavras da narração. E valeu a pena, em especial as vitórias de Senna em Donington, Interlagos e a sexta vitória em Mônaco. Na introdução uma versão moderna de La Vie En Rose, que só agora descobri que se refere à versão cantada pela excêntrica Grace Jones (VEJA AQUI), enquanto algumas imagens da temporada são mostradas, inclusive cada equipe e seus respectivos pilotos. A seguir, resumo de cada corrida e de tempos em tempos a classificação do campeonato. Hoje é possível assistir boa parte do conteúdo no Youtube:


Formula One Monaco Grand Prix – 1992. BMG Ariola Discos Ltda, Music Video, 60 min: não lembro se adquiri a fita em uma banca de revistas próxima ao Shopping Barra, Salvador, ou se no próprio Shopping (por volta de 1996), em uma feira de fitas usadas, promovida pela antiga locadora GPW, que com alguma regularidade as realizava. Consta na capa um selo da United Films, distribuidora de São Paulo. Quanto ao vídeo em si, refere-se à quinta vitória de Senna em Mônaco, igualando o recorde de Graham Hill. Mansell liderava com sua Williams-Renault quando foi obrigado a trocar os pneus, com a suspeita de um furo. Retorna quase dois segundos por volta mais rápido que Senna, que após a corrida disse que parecia guiar no gelo, já que não trocou pneus. Nas voltas finais, o brasileiro conseguiu segurar o inglês, que de forma alguma conseguiu ultrapassar, mesmo contando com o melhor equipamento, enquanto Ayrton guiava a sofrível McLaren-Honda V12, vencendo com uma diferença de 0,215 segundo.
Grande Prêmio de Monaco - F1 1992

Formula One Phoenix Grand Prix – 1991. BMG Ariola Discos Ltda, Music Video, 60 min: mais uma fita adquirida em uma feira de usados. Provavelmente no início dos anos 2000, época em que parei de assistir videocassetes, que quebravam e não havia peças de reposição. E pra falar a verdade, não lembro de ter assistido esta fita. Creio que comprei para assistir em um outro aparelho, ou caso consertasse o anterior, o que não aconteceu. Vigésima sétima vitória de Senna, de ponta a ponta, que igualou o score de Jackie Stewart. No SUPER MONACO GP DO MEGA DRIVE, era uma das pistas mais fáceis de vencer.
 Circuito de Phoenix - Grande Prêmio dos EUA
Imagem: Allf1.info

Uma Estrela Chamada Ayrton Senna. Istoé/Video Três/Instituto Ayrton Senna/FIA, três volumes. Série de entrevistas, com Viviane Senna, amigos de infância, o mecânico Tchê, Ron Dennis, pilotos como Jean Alesi, Martin Brundle e Juan Manuel Fangio além de Terry Fullerton, que foi o melhor piloto que Senna disse ter enfrentado. Além de trechos de corridas e depoimentos de Ayrton, em especial em sua casa em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, abordando desde a infância, a época do kart e os anos na Formula 1. Três volumes, vendidos nas bancas, creio que não consegui encontrar o terceiro na época. VEJA AQUI uma parte do documentário:
Ainda disponho de outros documentários em VHS, como o Globo Repórter após a morte do piloto, uma homenagem na TV Manchete, e o que mais gosto, um especial, que talvez tenha sido exibido pouco tempo após o GP de Ímola, mas lembro de sua apresentação em 1995, denominado “Um Ano sem Senna”, exibido em anos seguintes como “Ayrton Senna Especial”, pela TV Cultura, mais resumido. Aborda a carreira de Senna desde o kart, com ótimas reportagens, trechos de corridas e ultrapassagens além de depoimentos, com uma trilha sonora muito boa, que inclui Eric Clapton (Layla), Tina Turner, Steve Vai dentre outros, veja um trecho NESTA POSTAGEM que abordei sobre Senna na Formula 3. Espero em breve postá-lo aqui por completo.

Nos tempos modernos, era possível assistir GPs antigos no site Justin TV, nos canais F1 Legends, criados por um brasileiro, podendo comentar a corrida com fãs de todo o mundo através do chat. Mas, infelizmente, os canais foram desativados, ou sempre que acesso estão offline.


Referências

11 comentários:

  1. Belo post meu amigo!

    Eu também sou adepto das fitas VHS, tenho em torno de 30 com corridas da F1, F-Indy, reportagens e propagandas nos intervalos das transmissões das provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei. Interessantes os comerciais pré e pós corridas, remetem à época. Os mais antigos que lembro são os da Kolynos (por volta de 1992-93) Pepsi e Arisco (1994-95). Também tenho alguns trechos de corridas de 1994 e praticamente todas completas de 1995 a 2000 além dos treinos.

      Excluir
    2. E também tenho muitos intervalos comerciais. Aguardando a digitalização.

      Excluir
  2. Gostei do seu blog e das informações. Vi que você possui muito material sobre o Ayrton, por isso espero que você me ajude.

    O nome do documentário em italiano sobre as últimas 24 horas de Ayrton Senna.

    De preferência o nome original e o ano de lançamento, parece que é de 1996.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela visita.
      Quanto a sua pergunta, já ouvi falar deste documentário, mas não o conheço.
      Veja se é este: Ayrton Senna - L'Immortale
      https://www.youtube.com/watch?v=E_Rf1nj-BNM

      Abraço.

      Excluir
    2. Parece que sim. No final é mostrado o Ayrton participando de um casamento, eu lembro dessa parte quando assisti alguns anos atrás um vídeo no youtube com o título "as últimas 24 horas de Ayrton Senna".

      Obrigado.

      P.S. Você acessa o e-mail que aparece no blog? Cheguei a mandar uma mensagem para você perguntando sobre o documentário.

      Excluir
    3. Acesso sim, já havia visto sua pergunta, mas não pude responder antes. Inclusive lhe respondi por lá também, dê uma olhada.

      Excluir
  3. Olá Faez.

    Posso estar enganado, mas em 1995 ou 1996 uma revista francesa elegeu os maiores esportistas do século 20 e o Ayrton Senna ficou entre os cinco primeiros.

    Está correto? E qual o nome da revista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, eu, particularmente, não conheço esta revista. Estou pesquisando, breve poderei lhe dar uma resposta.

      Excluir
  4. COMO CONSIGO TODAS OU BOA PARTE DAS CORRIDAS DELE OU ASSISTIR ESTOU LOUCO PROCURANDO MAS ESTA DIFICIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algumas completas no Youtube. No Mercado Livre oferecem, resta saber se vale a pena.

      Excluir