Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

domingo, 5 de maio de 2013

ENCERAMENTO AUTOMOTIVO - CERAS COLLINITE 476S E 915

Nos idos de 1996, não era comum encontrar ceras de maior qualidade. As ceras disponíveis, geralmente encontradas em supermercados, costumavam dar um brilho mediano aos veículos, e fraca proteção, sendo removidas com certa facilidade, por chuvas ou novas lavagens. Era a época da estopa, flanela amarela, sabão de côco e escovas. A novidade neste expediente eram as ceras de silicone. Uma cera muito boa era a Silicone Glaze da AmWay, líquida, de fáceis aplicação e remoção (na verdade, ceras a base de silicone são chamadas de selantes), à época custava R$49,00, e era considerada cara. Contudo, rendia muito, e por sua qualidade, valia cada gota, contribuindo também com a impermeabilização da pintura. Há alguns anos, entrei em contato com a AmWay para saber se ainda era possível adquirir uma unidade, mas informaram que descontinuaram a venda no Brasil.
Cera Automotiva Silicone Glaze - AmWay
Foto: AmWay
Há cerca de uns cinco anos, os produtos da 3M passaram a ser comercializados de forma mais abrangente. Em alguns supermercados encontramos a Cera Brilho (pastosa, mas com pouca viscosidade, à base de cera de carnaúba e silicone) e a Cera Rápida (líquida). Todavia, são produtos de melhor qualidade, mas igualmente de pouca duração/fixação.



Cera Brilho 3M
Foto: 3M
Atualmente, é possível comprar pela internet uma gama de produtos. Dentre as mais elogiadas estão: Cera 3M Perfect-It Paste Wax, Collinite 476 S Super Doublecoat Auto Paste Wax e Collinite 915 Marque D’elegance.
Cera 3M Perfect-It Paste Wax
Falando especificamente das ceras Collinite, a 476S contém alta concentração de cera de carnaúba e costuma ser indicada para pinturas claras e metálicas, por destacar os tons brilhantes claros. Dá o aspecto de “brilho molhado” e impermeabiliza a pintura, favorecendo o escoamento da água e da sujeira.
Cera Collinite 476 S Super Doublecoat Auto Paste Wax
Promete proteger por até oito meses após a aplicação, mesmo enfrentando sol e chuva, mas na prática, resiste bem por uns dois meses.
Com o uso regular, de pelo menos uma vez por mês, uma lata durará por muito tempo. Seguem dois carros encerados com a Collinite 476S:
Gol G4 encerado com Collinite 476S
Sandero Bege Poivre com Collinite 476S
Sandero com Collinite 476S e a projeção da pintura metálica
Sandero com Collinite 476S e o aspecto de "brilho molhado"
Já a Collinite 915 é indicada para veículos com cores escuras, promovendo também “brilho molhado”, preenchimento temporário de riscos, duração de seis meses e impermeabilização. Aplicação e remoção mais fácil que a 476S.
Collinite 915 Marque D’elegance
Seguem fotos do carro do amigo Cléber encerados com a Collinite 915.
VW Polo encerado com Collinite 915 e o efeito espelhado
A Collinite 915 ressai muito bem em cores escuras
As ceras devem ser aplicadas com o carro lavado e completamente seco. Nada de estopa para aplicar e remover, pois as linhas podem riscar a pintura. Para aplicar podem ser usados papel de polimento ou espuma aplicadora, esta última permite uma aplicação mais fácil e rápida. Para uma melhor fixação da cera, sugere-se a aplicação de um selante 24 horas antes, como a Meguiars NXT Generation Tech Wax 2.0.
Espuma aplicador, papel de polimento e pano de microfibra
Sugere-se aplicar em uma área de 50x50 cm e em seguida remover. Costumo aplicar em duas peças (teto e capô) e a seguir remover a cera da primeira (teto), após aplicar em uma terceira (lateral dianteira) e remover da segunda (capô), e assim sucessivamente. Para remover, o ideal é utilizar pano de microfibra.
Para a lavagem, utilizar espumas ou luvas com tecido em microfibra. Esponjas de espuma costumam acumular sujeira e riscam a pintura. Breve um post com procedimentos de lavagem.


ATUALIZAÇÃO: 08/01/2015

Novas fotos do VW Polo acima, após um ano e meio, ainda tratado com a mesma cera. Interessante que a pintura parece que ficou ainda melhor. Talvez em razão do ângulo e da luz, ou da própria cera mesmo.


VW Polo, janeiro de 2015


O efeito espelhado permanece

Este veículo está a venda, interessados acessem: Candeias-bahia.olx.com.br.

Referências

37 comentários:

  1. Ótimas dicas, alguns produtos divulgados em seu post, eu já faço uso em minha "RBR".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Vou mandar meu carro para polimento na semana que vem e eles já enceram no final do processo. Não sei qual a cera usada mas, certamente, não será a Collinite. Vou comprar ainda nessa semana a 476S. Pergunto: posso aplicar a Collinite sobre a cera que já estará aplicada no carro ou precisarei usar um produto para tirar? É melhor aplicar de uma vez a collinite, logo no polimento então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacques, obrigado por visitar o blog e comentar. Geralmente, no polimento, usam-se ceras abrasivas. Procure saber qual a cera que será usada após este processo para verificar sua duração. Se for uma cera comum, você poderá aplicar a Collinite após umas duas semanas e duas lavagens. Ou então, se for pessoas de confiança, você pode levar a Collinite para eles aplicarem.

      O Gol da foto foi polido com cera abrasiva, em seguida aplicada a Cera Brilho da 3M e no dia seguinte a Collinite 476.

      Abraço.

      Excluir
    2. Opa, valeu pela resposta. Coincidentemente fui olhar hoje pra ver se tinha novidade...justamente no dia em que meu carro está no polimento. Ele usa a Meguiars Gold class carnauba plus. Seguirei esse seu conselho: semana que vem, tendo um tempinho, dou uma boa lavada no carro e passo a collinite por cima. Aumentar a camada de proteção sabendo que a cera na base é de boa qualidade. Abraço e parabéns pelo blog.

      Excluir
    3. Jacques, a Meguiars tem ceras de qualidade comparável às da Collinite. Melhor deixar para aplicar a 476 em um mês ou dois, a depender da duração da Meguiars.

      Excluir
  3. Faez vc pode me indicar onde vende a cera collinite aki em salvador???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Tiago, tudo bem? Em Salvador encontrei no máximo a Cera 3M e Auto Brilho (Ferreira Costa). Mas não recomendo este último produto, que deve ser utilizado por profissionais, por poder manchar a pintura. A Collinite e outros produtos adquiri no site da Miromi. Entrega em casa em poucos dias. A minha 476 já tem uns dois anos nem chegou na metade ainda, vale bastante o investimento.

      Excluir
    2. hum, eu ja tava ate imaginando isso, então vou pedir ela por esse site msm,vlw ai.

      Excluir
  4. Boa tarde. Tenho um GOL G6 preto. Qual a cera mais indicada para o meu carro a COLLINITE 915 ou MEGUIARS ULTIMATE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson, da Meguiars eu utilizei apenas a NXT Generation Tech Wax 2.0, que é uma cera de manutenção. Não conheço outras desta marca. Mas diga qual Meguiars Ultimate vocês está se referindo, pois há várias disponíveis desta linha.

      Excluir
    2. Bom dia, me refiro a esta Meguiars Ultimate Paste Wax Cera segue link:
      http://www.miromi.com.br/meguiars-ultimate-paste-wax-cera-g18211-311g.html

      Excluir
    3. Costumo dizer que a Meguiars tem qualidade similar à Collinite, mas esta especificamente não sei se tem duração igual a 915. Usuários desta Meguiars têm relatado um grande aspecto de brilho molhado. Carros de cor preta são os que, em minha opinião, quando encerados com bons produtos, apresentam os melhores resultados de brilho e profundidade( aspecto espelhado). Tanto que deve ser a cor do meu próximo. Sei da duração da proteção Collinite, que é muito boa, mas parece que a Meguiars dá mais brilho. Cabe a você decidir qual vai ser melhor para seus objetivos.
      Abraço.

      Excluir
  5. Boa tarde, Faez. Comprei há pouco o novo Logan na cor Preto e ainda estou esperando chegar. Mas já estou comprando algumas "coisinhas" e estou procurando uma boa cera, por isso encontrei seu blog, que alias é de ótima qualidade. E eu "ganhei" da concessionaria uma proteção de pintura, mas mesmo assim eu queria uma cera que desse bastante brilho, por isso, por favor, gostaria de sua sugestão... A Ultimate da Meguiars que o colega postou acima ou a Collinite 915 ou então alguma outra? Se puder me ajudar, agradeco muito... Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, obrigado pela visita e pelos elogios. Antes de mais nada, cuidado com esta "proteção da pintura" que estão lhe oferecendo. Já vi outros clientes da Renault comentando que oferecem polimento assim que o carro sai da fábrica, o que não tem sentido. O polimento (com boinas) desbasta parte da camada de verniz para promover maior brilho, mas deve ser feito apenas quando a pintura estiver fosca e desgastada, o que demora um bom tempo para acontecer.
      Me ofereceram na revisão dos 20.000km, disse que não tinha interesse por não haver necessidade. Insistiram dizendo que tiraria riscos etc., na verdade eles tem que cumprir metas de serviços. Boas ceras vão lhe dar um bom tempo de vida útil do verniz. Em relação às ceras, recomendo as que utilizei: Meguiars NXT Generation Tech Wax 2.0.(líquida) e a Collinite, no seu caso a 915. Excelente qualidade e duram muito. Como falei, já possuo as há mais de dois anos, já estou no segundo carro e nem estão na metade ainda.
      Abraço.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta, Faez. Realmente, muitas pessoas, assim como disseste, têm me falado o quanto fajuto são estas aplicações oferecidas pelas concessionarias, não pela qualidade em si, mas pela necessidade, principalmente por ser um carro zero. Portanto, já cancelei a tal Proteção. Mas vou continuar com a aplicacao do Insulfilme e impermeabilização dos bancos, mesmo pagando um preço mais alto, porem tem "garantia" e a qualidade dos produtos e serviços da terceirizada responsável pelas aplicações são reconhecidas na minha cidade... O seu post foi muito esclarecedor e agradeço muito, mas ainda tenho uma duvida... A Meguiars NXT equivale à Meguiars Ultimate Paste Wax? Existe diferença? Mas confesso que pelo brilho apresentado pelo Polo na foto que você postou, estou propenso a comprar a cera Collinite 915... Rsrs... Voce recomenda ter das duas marcas (Meguiars, Collinetes) ou tem alguma que prefira mais? (Em termos de brilho, hidrofobia... nem muito em relação a durabilidade, pois pelo que me disse ambas são duráveis, uma mais e outro pouco menos, mas são!)
      Muito obrigado mais uma vez.

      Excluir
    3. A NXT é uma cera de manutenção. Costumo utilizar a Collinite, mais ou menos uma vez a cada dois meses, e neste intervalo, a cada lavagem, a NXT. Não conheço pessoalmente a Ultimate Paste Wax, mas parece que ela seria equivalente à Collinite, visando duração a longo prazo. Porém, a Ultimate é sintética e a Collinite contém cera de carnaúba, que dizem, dura mais. O Polo da foto foi encerado apenas com a Collinite 915.

      Excluir
    4. Faltou dizer que a Collinite tem uma ótima repelência à água.

      Excluir
  6. Bom dia Faez.
    Seguinte, comprei um Voyage 89 prata, único dono, mto novo mas com pintura queimada. Resolvi e mandei dar um banho de tinta nele. Fica pronto semana que vem e vão me entregar polido, mas acho que usam massa de polir n.2 de marcas "comuns".
    Qual seria o melhor processo e produtos para usar nele já que é repintura?
    Desde já agradeço!!
    Abço,
    Diego Pereira"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem? Desculpe o atraso, mas fiquei alguns dias sem acessar. Não posso lhe ajudar muito com repinturas, já que não tenho experiência com o assunto. O amigo Alex da Miromi recomenda não usar produtos com silicone por pelo menos 60 dias.

      Abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde, Faez!

    Sabe me dizer, se posso usas collinite 915 após aplicar Lustrador auto brilho da 3M??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se você não tem experiência na realização de polimentos, sugiro evitar o Auto Brilho. Muita gente tem utilizado, mas comenta-se que o brilho é temporário, e o risco de manchar a pintura é grande, sendo na verdade um produto para ser utilizado após repintura e polimento profissional.
      A minha sugestão é a que citei anteriormente: aplicar uma cera que contenha silicone (selante), e após 24 horas a Collinite.

      E como postei em um comentário anterior:

      "O Gol da foto foi polido com cera abrasiva, em seguida aplicada a Cera Brilho da 3M e no dia seguinte a Collinite 476".

      Abraço.

      Excluir
  8. Faez, acabei de comprar um Passat Preto 2010, com pintura original em bom estado. Verificando produtos , no intuito faça você mesmo, me deparei com uma série de produtos: clay bar, selantes, cera pré-wax, carnaúba e etc. Qual sua recomendação para alcançar brilho duradouro e proteção . Quais os produtos que consigo este resultado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pintura deve parecer em bom estado mas como procede de um terceiro, nunca temos a garantia de que foi bem cuidada.

      Dentre os que uso listo:
      Clay Bar 3M junto com Meguiars Tok Final para retirada de contaminantes que deixam a pintura áspera e para melhor fixação dos selantes/ceras e, consequentemente, maior brilho;
      Selante Meguiars NXT líquido um dia antes da aplicação da cera de carnaúba, e sempre que lavar o carro (às vezes uso o Tok Final ou o Super Tok Final, UQD após a lavagem);
      Cera Collinite 476S;
      Mister Massa para partes plásticas externas (algumas partes dos parachoques, estribos, etc);
      Grand Prix Superbrilho para partes plásticas do interior do carro;
      Comprei o Gold Class Endurance da Meguiars para os pneus e não gostei.

      Basicamente é isto. Tenho outros produtos como selante de vidros, mas uso ocasionalmente.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Faez, muito obrigado pelos comentários e rápido contato. Devido ao meu carro ser preto não seria mais recomendavel a cera Collinite 911 ? Tenho receio de utilizar a Clay Bar e arranhar o verniz, está recomendade é do tipo suave ?

      Excluir
    3. De fato recomenda-se a 915 para cores escuras. Eu listei as que costumo utilizar. No Gol da foto foi utilizada a 476S, com bons resultados também, apesar da cor escura.

      Eu também tinha este receio de arranhar o carro com a Clay Bar, mas basta lubrificar bem e não pressionar contra a chaparia, apenas deslizar. Em seguida você observará a sujeira sendo capturada pela pasta.

      Excluir
  9. Para carros vermelhos você recomendaria a NTX ou a 915? Ou alguma outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermelho metálico e/ou matizes mais claras: NXT + 476S, conforme explanado.
      Vermelho sólido e/ou matizes mais escuras: NXT + 915.
      Abraço.

      Excluir
  10. Pessoal, eu utilizo estas ceras já faz muiiito tempo. Eu não recomendo a sobreposição Megs x Collinite. A Collinite tem uma durabilidade muuuuito superior a Megs. A Megs possui uma grande quantidades de óleos o que faz com que o resultado final seja repleto de brilho intenso e boa profundidade, porém, baixa duração, muito baixa pelo preço que custa!!!! carro que vive no tempo, não dura mais de 1 mês, mesmo com a superfície bem preparada. Eu tenho todas as ceras da megs, já testei todas, e pasmem, a Ultimate Paste Wax que foi desenvolvida para aplicar no sol, com a base de polímeros sintéticos e os cambau de madureira é a mesma meleka que as outras e mancha no sol como todas as outras, balela da grossa! é NXT com rótulo atualizado!. O problema é que o óleo da Megs cria uma barreira antiaderente e faz com que a 2° camada da Collinite dure pouco. A Collinite 915 dura 3 meses em carros que ficam 100% no tempo, brincado, os que vivem na garagem, nem se fala é pra mais de 6 meses, agora vem o pulo do gato, eu recomendo a Collinite 885 paste Fleetwax, uma cera feita para barcos e sistemas de fiberglass, que ainda não caiu na graça do povo, dura bem mais que a 915 e custa metade do preço, essa dura muuuuiiiiitooo!!!. Outra cera muito boa para quem tem carro escuro é a "Finish Kare 1000hp High Temp". Uma cera desenvolvida p/ superfícies que passam dos 150°C. Ela não derrete, e guenta um verão inteiro em superfícies escuras sem titubear! perfeita para o verão Brasileiro!!!! Bom espero ter dividido um pouco da minha experiência com vcs. Pessoal não se iludam, Meguiars é puro marketing. Cera boa, nem sempre custa caro e nem sempre é super conhecida! Bom Detailing - Peace!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo, está exposta a sua experiência e opinião. Como disse, o VW Polo da foto foi polido apenas com a 915. O proprietário está satisfeito utilizando dessa forma, tal qual você explanou. Em relação à Meguiars, comprei há 3 anos e meio, por R$89,70, utilizo com alguma regularidade, já estou no segundo carro e ela está na metade, muito econômica. Portanto o custo/benefício valeu bastante. Meus carros ficaram praticamente 100% expostos às intempéries, e como disse, a proteção dura bem por uns dois meses, já utilizei apenas a Collinite, e o resultado foi semelhante. A 476S agora que está baixando da metade, portanto também durou bem, em conjunto com a NXT. Também nunca vi com bons olhos ceras/selantes para serem aplicados sob o sol.
      Quando for comprar uma nova cera vou pesquisar bem esta 885 que você sugeriu. A Collinite tem de fato uma ampla linha. Fala-se que ela é utilizada até em aviões, a fim de diminuir o atrito com o ar, reduzindo o consumo de combustível.
      Obrigado pela participação.

      Excluir
  11. esta cera collinite 476 ja vem com selante, ela dura uns 2 meses num carro que fica ao tempo sol e chuva???

    ResponderExcluir
  12. Selante é o termo utilizado para pastas que contém silicone como maior constituinte de sua composição, não é o caso desta. Se você se refere a duração da cera eu falei no texto:

    "Promete proteger por até oito meses após a aplicação, mesmo enfrentando sol e chuva, mas na prática, resiste bem por uns dois meses".

    Tem sido o meu caso, com seguidas aplicações a cada dois meses, ou até em intervalos maiores ela dura muito sim. O verniz do Sandero que já tem quase três anos e meio está muito bem conservado graças a ela.

    ResponderExcluir
  13. Olá tem um carro branco ano 2 anos e meio de uso(tirei zero) e nunca fiz um trato na pintura, raramente com ceras comuns, e não deixo em sol, ou serenos, deveria usar essa cera COLLINITE 476, teria uma dica pra me passar. Achei muito caro essa cera, será que vale apena, teria outra boa com valor compensador; custos x benefícios. Grato Elizio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, a Collinite de fato seria a ideal, apesar de não ver brilho com grande destaque em carros brancos. Há outras opções de ceras de carnaúba, mas usei apenas esta. Creio que é cara mas rende enormemente. Comprei a minha em outubro de 2011, e só agora esta acabando. Pretendo comprar outra. Deve-se usar finas camadas de aplicação. Dê uma olhada nos comentários para mais dicas. Valeu.

      Excluir
  14. Boa tarde. Tenho Uno Way prata ha 1 ano e meio. Fica mais na garagem que é coberta além da capa. Comprei a Collinite 476S mas estou na duvida se devo usar algum selante antes da cera e um finalizador depois. É realmente preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro sim o selante antes e após as lavagens para manutenção. Mas, como disse, algumas pessoas não utilizam e estão satisfeitas. Você deve observar e avaliar se vale a pena. O finalizador é um toque a mais, também fica a seu critério.

      Excluir
  15. Faez, meu carro é branco sólido, já uso a NXT e aprovo que a cera tem brilho excepcional. Aliás, eu a comprei visando tanto o brilho como a durabilidade e estou achando que em termos de brilho ela é melhor. O brilho simplesmente não está indo embora do carro entre as lavagens, por mais chuva e poeira que o carro pegue. Eu descontaminei meu carro e uso shampoo NXT mas a repelência/proteção da cera não está alcançando um mês. Estou vendo se estou aplicando cera demais (isso atrapalharia só a questão da retirada da cera, não?) e ainda vou testar fazer duas demãos. Mas o propósito do meu comentário é também falar da Collinite 476S. Estou maluco pesquisando em vários locais da Internet pois quero saber se essa cera vai mesmo (sem dúvida alguma) me dar pelo menos 1 mês e meio de proteção e repelência altas e duradouras. Estou querendo comprar a cera e além da proteção (que é o meu foco), quero saber também do brilho. As ceras da Meguiar's são excepcionais neste quesito, além de deixar um acabamento ultraliso na pintura. E é aí que está: ouvi dizer que a 476S não atinge estas duas características deixando brilho um pouco menor e acabamento "áspero" (não sei se é essa a palavra correta). Aí tô na dúvida, cara. Se alguém me garantisse que a Meguiar's Ultimate dura este 1 mês e meio, iria nela pois sei que brilho e acabamento serão como eu espero. Mas você me recomendar ir na Collinite? Eu sei que ela é uma cera excelente, mas mesmo assim preciso de opiniões de quem a usou/usa com frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for a NXT líquida, mesmo uma maior quantidade é retirada com facilidade durante o polimento. Mas não a acho muito durável. Se for a em pasta, não a testei e não posso te responder. Mas, em geral, recomenda-se uma fina camada de selante/cera. Para maior duração da repelência, sem dúvida prefiro a Collinite. Se a NXT é a de manutenção, pode utilizá-la a cada lavagem e a 476 a cada dois meses.
      E sim, a Collinite não deixa tão liso como a NXT, mas dura bem mais.

      Excluir