Foi exibido pelo
SBT neste dia 09 de abril de 2014 o programa Conexão Repórter: “Ayrton Senna –
O Dia que não Terminou”. Apresentado por Roberto Cabrini, que apresentou-se
como o repórter que mais esteve com Senna nos seus três últimos anos de vida
(1992 pelo SBT e 1993-94 pela Rede Globo).
Roberto Cabrini
de carona com Ayrton Senna
Imagem: Conexão Repórter - SBT
Mais uma homenagem
aos 20 anos da morte do piloto. O repórter, que sempre que fala de Senna,
utiliza seu arquivo pessoal, com uma série de entrevistas exclusivas. Desta
vez, apresentando um material que não foi ao ar, grande parte portanto inédito
na televisão.
O programa
começa com trechos que costumam incomodar os fãs do piloto, com cenas da
Williams-Renault FW16, de 1994, e falas que referem-se à morte do brasileiro.
Logo a seguir,
trechos de making off, com Ayrton bem
descontraído e tirando sarro de Cabrini, de forma surpreendente: “Esse é f..., o super Cabrini é f...”.
Em outra tomada, olha para a câmera e fala: “Tá
piscando essa p... aí, acabou a bateria?”.
Após, finalmente
o repórter anuncia: “Primeiro de maio de
1994: um dia que ainda não terminou...”.
Williams-Renault FW16
Foto: F1technical.net
Aborda-se então
o início no kart e a busca pela perfeição, que acarreta no encontro com o
preparador de motores “Tchê”. Sem falar das categorias intermediárias, pula
para o primeiro teste na Formula 1, com a Williams e a entrada na categoria aos
23 anos pela Toleman. “Aqui termina a
trajetória de um homem, aqui começa a sua lenda”, anuncia.
Senna competindo no kart
Foto: Startinggrid.org
A atenção volta
então para o último GP, Ímola, com o acidente de Rubens Barrichello na sexta, 29
de abril (inclusive com a entrevista que deu após vê-lo no hospital) e a morte
do austríaco Roland Ratzenberger, no sábado, 30. A seguir, uma cena de Ayrton,
Frank Williams e técnicos da Goodyear, em que discute-se a instabilidade do
carro com os pneus (à época, nos programas televisivos logo após a morte do
piloto, falava-se que eram técnicos da Williams). Senna dizia repetidamente: “Não funciona”. E Williams: “Façam o que Ayrton está dizendo. Se ele
tiver um acidente vocês terão sérios problemas”.
Segue-se então
para a Trattoria Romagnola, restaurante típico, onde Ayrton comia
frequentemente, desde 1989, quando da disputa do GP de Ímola, e onde jantou
pela última vez. O proprietário mostra a nota da refeição, paga pelo empresário
do brasileiro, e um autógrafo emoldurado, pendurado na parede. Disse que seis
pessoas o acompanhavam, e o assunto da noite foram questões de segurança. Senna
estava abatido pelos acidentes que aconteceram.
Restaurante Trattoria Romagnola
Foto: 2spaghi.it
A partir de
então, muitas repetições das cenas do acidente de Senna. Demasiado
desconfortável assisti-las.
Adriane
Galisteu, então namorada do piloto, fala que ao vê-lo estático, sem sair do
carro e a seguir deitado no chão, acreditou que havia quebrado as duas pernas,
ou com algum forte impacto nos músculos do pescoço.
Em nova entrevista,
Cabrini pede a Senna que fale sobre os problemas da Williams. Após relutar um
pouco diz que o carro está desequilibrado. O repórter reforça que o carro era
crítico, ao contrário dos dois anos anteriores, com o cockpit apertado (o projeto anterior foi feito para as dimensões do
francês Alain Prost, bem menor que Ayrton), e Senna tinha dificuldade em
pilotar, com as mãos raspando nas laterais, ao virar o volante. A solução
imediata foi estender o comprimento da barra de direção, de forma artesanal e inapropriada
(mecanicamente contrariou normas de segurança, já que a emenda, de menor
diâmetro, recebia a maior parte da força aplicada, causando fadiga e quebra do
material). Apontou também que a barra de supensão foi lançada para a cabeça do
piloto, penetrando dois centímetros, sendo esta a causa da morte, não havendo
outras lesões no corpo.
Barra de direção da Williams FW16
Imagem: Youtube.com
Cabrini rememora
o que ele define como palavras que ainda marcam corações: "Morreu Ayrton Senna da Silva.Uma notícia que a gente nunca
gostaria de dar". Sem dúvidas, uma frase que os fãs do piloto, que
permaneceram horas à frente da TV, naquele domingo após o acidente não esqueceram,
mesmo após 20 anos.
O jornalista então
revela que sempre acreditou que o piloto morreu na pista, tal qual
Ratzenberger. Fatos que teriam sido ocultados, já que esta confirmação cancelaria
a corrida. Nicola Larini, piloto da Ferrari e segundo colocado naquele GP
concorda.
Camera
onboard Williams FW16
Imagem: Youtube.com
Especulou-se se
havia imagens sobre a câmera onboard
do carro Senna, que cortou a imagem segundos antes do acidente. Bernie
Ecclestone afirmou que aquele momento a câmera foi desligada para que fosse
acionada a câmera de Schumacher. Bem conveniente e tido como proposital, já que
a FOCA queria omitir a causa do acidente.
Vemos então a
chegada do avião com o corpo e o cortejo, pelas ruas de São Paulo.
Cortejo Fúnebre - Ayrton Senna
Foto: Abril.com.br
Nova entrevista,
em que Cabrini pergunta sobre o desejo de ter filhos. Senna afirma que sim, que
gosta de crianças e que à medida que o tempo passa o ser humano deseja ter
filhos. Pergunta-se sobre a situação do país, que tinha um campeão de Formula 1
e também muitas desigualdades, a resposta vem após uma das conhecidas longas
pausas que Ayrton fazia antes de responder, pensando muito: “A situação do país reflete a condição da
própria sociedade”.
Instituto Ayrton Senna
Surge então sua
irmã, Viviane Senna, falando das conquistas do Instituto Ayrton Senna e que o piloto
deixou: “Mais do que vitórias e
campeonatos um legado de valores”, e que Senna passou pela vida muito
rápido, mas fez muito mais que pessoas que tiveram muito mais tempo. Sua mãe, D.
Neide Senna, manuseando alguns dos famosos capacetes amarelos, diz que o que
mais ficou foi a saudade do filho.
Lilian Vasconcelos,
única esposa que Ayrton teve, no início dos anos 1980, deu um raro depoimento,
bastante emocionada.
Lilian Vasconcelos
Foto: Terra.com.br
Adriane
Galisteu, mostrando o Fiat Uno que ganhou de Senna há mais de 20 anos, disse: “...tem pessoas que não podiam morrer. Era
um homem especial”.
Definindo o
piloto com uma palavra, Cabrini afirma: “determinação”.
Em outra entrevista,
Senna tira sarro novamente de Cabrini: “Fala
mais devagar, fala mais baixinho, começa de novo”.
Finalizando, Cabrini
diz que Senna é o símbolo máximo da Formula 1.
O programa não
foi muito anunciado nos intervalos comerciais. Começou parecendo que iria
apresentar muitas cenas inéditas, e rememorar as conquistas do piloto. Nada se
falou da Lotus, pouco se falou da McLaren, e o foco foi de fato as condições
que levaram à morte do piloto, com a Williams em primeiro plano o que frustra
seus fãs, que tem aversão àquele carro. Talvez os direitos da F1 (que pertencem
à Globo) não permitiram maior abordagem do canal, talvez tenha sido uma forma
de apresentar para gerações que se seguiram as causas da fatalidade. Trouxe
algumas novidades, mas muitas lembranças ruins.
Ayrton Senna
Foto: Wikipedia.org
Muitas outras
homenagens virão, mas devemos relembrá-lo sempre, independente de aniversários
de vida, de morte, de vitórias ou títulos.
Referências
Conexão Reporter
Extensão da barra de direção, ridiculo isso!!!
ResponderExcluirEstamos falando de carros que atingem 320 Km/h, é brincadeira um negocio desses.
Equipe Williams, uma atitude ignorante e amadora, isso não é algo do tipo F1.
Sem contar na falha de projeto do carro, que foi feito para Alain e não Senna.
Uma sequência de "merdas" que resultou na morte do brasileiro.