Thruxton, Inglaterra, 23 de outubro de 1983. Última prova, Ayrton Senna conquista
dezesseis pole positions, vence doze
das dezenove provas do campeonato de Formula 3 e estabelece um novo
recorde na categoria, superando Nelson Piquet, que havia alcançado onze
vitórias na temporada de 1978.
Senna Recordista da F3
Vídeo: TVE
A diferença entre ambos era pequena, visto que
Brundle fazia uma temporada consistente, com seis vitórias e dez segundos
lugares.
Brundle e Senna em 1983
Foto: Claire Lalli
Senna largou na pole e
manteve a liderança durante as 15 voltas, conquistando também um ponto extra
pela volta mais rápida, não dando chances a Martin Brundle, que largou na
terceira posição, e não conseguiu ultrapassar o segundo colocado, o
norte-americano Davy Jones.
Termina o campeonato, Senna 132 pontos, Brundle 123.
Mais uma vitória em Silverstone
Foto: Revista Auto Esporte
Ao final da corrida, Ayrton recebe a confirmação de que irá
testar a McLaren-Porsche turbo, premiação concedida ao campeão, já que a
Marlboro, patrocinadora da equipe, também patrocinava o campeonato inglês.
Senna a bordo do West Surrey - Toyota
Foto: Senna World
Senna recebe o convite do chefe da atual equipe para
disputar o campeonato europeu de Formula 2, mas já é hábito na época que os
pilotos migrem direto para a Formula 1.
O piloto tornou-se o único tríplice coroado das formulas
britânicas (Formula Ford 1600, Formula Ford 2000 e Formula 3).
A conquista do título
Foto: Álvaro Teixeira
Em seguida, Senna disputa e vence o GP de Macau, com os melhores pilotos de F3 do mundo.
Ao final do ano, Senna fez diversos testes em equipes de Formula 1, mas isso é assunto para outro post: OS PRIMEIROS TESTES DE SENNA NA F1 - 1983.
Ao final do ano, Senna fez diversos testes em equipes de Formula 1, mas isso é assunto para outro post: OS PRIMEIROS TESTES DE SENNA NA F1 - 1983.
Referências
Faez,
ResponderExcluirfoi uma fase de ouro na carreira de Senna...
excelente post...
abs...
Sem dúvidas amigo. Talvez até aqui ele pudesse continuar a dizer: "Sem política, só corridas...".
ExcluirObrigado.
Faez,
ResponderExcluirNa F3 Brundle foi um adversário duro, mas quando chegou na F1 a diferença entre ambos foi abissal...
abs
Lembro dele na Ligier e McLaren, com resultados medianos. Realmente quando chegou na F1 parece que desaprendeu, e tem sido melhor como comentarista de TV.
ExcluirPra piorar, encerrou a carreira na Jordan-Peugeot de 1996, aquele bonito mas péssimo carro.