Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

ANIVERSÁRIO DE AYRTON SENNA - 2013

Hoje, 21 de março de 2013, seria o aniversário de 53 anos de Ayrton Senna. Fica aqui minha humílima homenagem, apresentando um dos grandes legados deixados pelo piloto.
 
 Logomarca Instituto Ayrton Senna
 
Ano: 1994. Após a morte do piloto, revelaram-se uma série de doações a instituições de caridade e hospitais, especialmente aqueles relacionados ao cuidado de crianças (estima-se que cerca de US$400 milhões). Viviane Senna, irmã do piloto, informou que Ayrton era procurado por famílias de baixa renda, com solicitações de doações para tratamento de saúde, e outros fins, e pontualmente atendia estes pedidos. Contudo, desejava realizar uma atividade mais abrangente, focada na educação de jovens carentes.
  
Viviane Senna
 
Com a morte de Ayrton, Viviane assume o projeto. Havia o desejo de criar uma fundação, porém, os trâmites burocráticos exigiriam quatro anos até a autorização legal de funcionamento. Para a formação de um instituto, apenas dois anos seriam suficientes, e assim fora criado o Instituto Ayrton Senna (IAS).
 
Programa Acelera Brasil
 
Atualmente, o Instituto Ayrton Senna apresenta dentre seus programas, módulos de:
 
1) Educação Formal (que visa superar o analfabetismo, a defasagem de idade e série e o abandono escolar);
 
2) Educação Complementar (uso do período em que o jovem não está em aula para praticar atividades artísticas, esportivas e de desenvolvimento de competências e habilidades, através de novas metodologias);
 
3) Educação e Tecnologia (inclusão digital visando aprendizado e qualificação para inserção no mercado de trabalho).
 
“O IAS anualmente capacita 60 mil educadores e seus programas beneficiam diretamente cerca de 2 milhões de alunos em mais de 1.300 municípios nas diversas regiões do Brasil”.
 
O instituto obtém recursos para sua manutenção através dos 100% dos royalties de financiamento das marcas Ayrton Senna e Senninha doados pela família Senna; doações de pessoas físicas; recursos advindos de empresas parceiras.
 
Programa de doação de pessoa física
 
Clique aqui para adquirir produtos da marca Senna e contribuir com o IAS, comprando na Senna Store.
 
“Vai o homem fica seu legado”. É o que costumo dizer frequentemente aqui. Senna doou quase meio bilhão de dólares em sigilo. Hoje, qualquer ação beneficente visa sempre promover uma marca, ou uma personalidade, transformando tudo numa grande peça publicitária, relegando a ação social ao segundo plano. Fica aí uma lição de humildade a ser seguida para quem realmente preocupa-se com o próximo. “Que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita”.
 
Senna após a vitória em Suzuka em 1993
 
“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação". Ayrton Senna.
 
 
 
Parabéns Ayrton.
 
Referências
 
Formula1.com
Entrevistas com Viviane Senna

Nenhum comentário:

Postar um comentário