Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CARROS DA F1 2014 (PARTE 1) – RED BULL RACING

 
O design de um carro de Formula 1 apresenta as cores e os logotipos de seus patrocinadores. Temos pinturas clássicas como o vermelho e branco da McLaren/Marlboro, o azul, amarelo e branco da Williams/Camel/Canon, o vermelho da Ferrari, dentre muitos outros exemplos.
 
Às vésperas de mais uma temporada de Formula 1, vamos a partir de agora observar mais atentamente os principais patrocinadores que financiam e colorem as escuderias em 2014, começando pela atual campeã.
 
Lamentavelmente, a FIA tem apresentado soluções de segurança que tornam os veículos extremamente estranhos. Nunca gostei do “bico tubarão”, preferindo os modelos clássicos, existentes até a temporada de 1994. Então, surgiu o “bico de ornitorrinco”, uma aberração que comprometeu ainda mais a estética dos bólidos. Agora conseguiram chegar ao fundo do poço com estes novos e bizarros bicos. A Red Bull pelo menos conseguiu disfarçar, pintando a extremidade anterior de preto.
 
Infiniti Red Bull Racing
Nacionalidade: Áustria
Motor: Renault Energy F1 2014 Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Milton Keynes, Reino Unido
Pilotos: Sebastian Vettel (Alemanha) e Daniel Ricciardo (Austrália)
 
 Infiniti Red Bull Racing RB10 2014
Foto: Infiniti-redbullracing.com (modificada)
 
Red Bull: empresa austríaca, fabricante de bebidas energéticas a base de cafeína e taurina. Geralmente ligada ao público jovem. Costuma patrocinar esportes radicais ou de velocidade (automobilismo, corridas aéreas).
 
 
 
Renault: montadora francesa com amplo retrospecto de vitórias na F1. Possui sua própria categoria de monopostos, a Renault World Series. Clio, Sandero e Fluence são alguns dos carros comercializados no Brasil.
  
 
 
Infiniti: linha de veículos de luxo que surgiu da união da francesa Renault com a japonesa Nissan.
 

 
 
 
 
Total: companhia de petróleo francesa, sétima maior do mundo. Comercializa combustíveis e lubrificantes. Absorveu a também francesa Elf-Aquitaine, ampla patrocinadora da F1. Patrocinou a Jordan Grand Prix de Rubens Barrichello em 1995 e 1996, permanecendo ainda com a equipe até 1997.
 

 
 
Casio: fabricante japonesa de uma série de produtos eletrônicos como relógios, câmeras digitais, instrumentos musicais (teclados) e acessórios. Possui uma linha especial de relógios vinculada à equipe. Veja aqui.
 
 
 
Siemens: conglomerado alemão ligado às telecomunicações e produção de softwares, além de uma série de outros nichos, como: equipamentos hospitalares, material elétrico, infraestrutura dos setores elétrico e nuclear, construção de trens e metrôs.
 
 
 
 
Sonax: empresa alemã produtora de itens de estética automotiva (limpeza e polimento) como ceras, produtos para limpeza e brilho de pneus, limpeza de vidros e muitos outros. Possui inclusive uma cera removedora de outras ceras, utilizada por profissionais do polimento automotivo. Patrocinou Ayrton Senna na McLaren e Williams.
  
 
 
AT & T (American Telephone and Telegraph): companhia norte-americana de telecomunicações. Empresa de telefonia e televisão à cabo.
 

 
 
 
 
 
Pepe Jeans: empresa têxtil inglesa sediada em Londres. Um de seus principais produtos é a calça jeans, apesar de comercializar diversas peças de vestuário. Responsável também pela vestimenta da equipe de F1.
 
 
 
Alpinestars: empresa italiana de botas e artefatos de proteção para motociclistas, automobilistas, ciclistas e outros.
  
 
 
Rauch: companhia austríaca de bebidas alimentícias. Apresenta uma série de produtos como: sucos, cafés, chás e isotônicos.
 

 
 
Geox: fabricante italiana de calçados e roupas. Fornece tênis e sapatilhas de corridas à escuderia rubrotaurina.
 
 
 
Joraku: tradicional fábrica de saquê japonesa.
 

 
 
 
 
 
 
 
Singha Beer: fábrica tailandesa de cervejas. Seu símbolo é um leão tailandês, que simboliza: força coragem, liderança, dignidade, perseverança e resistência.

 
 
 
 
 
Platform Computing: IBM Platform Computing na verdade. Empresa americana de softwares, mundialmente conhecida. Integra os setores de design, simulações e desenvolvimento dos bólidos.
 
 
 
 
 Red Bull Mobile: empresa austríaca de mídia multi-plataforma que abrange: TV, celular, música, cinema jogos.
 

 
 
Pirelli: fábrica italiana de pneumáticos. Fornece pneus à todas as equipes da Formula1.
 

 
 
 
Breve a parte dois: Mercedes AMG Petronas F1 Team.
 
 
Referências

 

6 comentários:

  1. Acho que quase sempre as composições são bonitas, bem feitas.
    Os bicos não fizeram tanta diferença assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, obrigado pela sua participação.
      Acho que nas duas últimas décadas o regulamento compactou demais os carros, havendo frequentes comparações com a GP2. Os bicos das Williams e McLaren de 1993 são minha referência de harmonia. Já que retomaram os bicos baixos, poderiam se basear naqueles modelos.

      Excluir
  2. Acho que as equipes precisam de alguma forma mostrar a marca na qual está patrocinando, no melhor visual possível. O que vocês acha?

    Concessionaria VW

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, os desenhos atuais são modernos e mais discretos. Antigamente os nomes das marcas eram bem maiores. Hoje com a TV HD é possível reduzir e ainda assim visualizar bem.

      Excluir
  3. Belo post, não se encontra esse tipo de matéria em lugar algum, parabéns!

    Acho que o bico mais bizarro foi apresentado pela Caterham, parece um pênis, kkkk. Você chegou a ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim. Vou falar mais sobre isto quando chegar a vez da equipe, lá no final da lista dos "Carros da F1 2014". É o que chamamos por aqui de "armengue". A primeira semelhança que achei foi com uma probóscide de borboleta. A segunda, com uma língua de sapo. Que dureza...

      Excluir