O design de um
carro de Formula 1 apresenta as cores e os logotipos de seus patrocinadores.
Temos pinturas clássicas como o vermelho e branco da McLaren/Marlboro, o azul,
amarelo e branco da Williams/Camel/Canon, o vermelho da Ferrari, dentre muitos
outros exemplos.
Às vésperas de mais uma temporada de Formula 1, vamos a
partir de agora observar mais atentamente os principais patrocinadores que
financiam e colorem as escuderias em 2014, começando pela atual campeã.
Lamentavelmente, a FIA tem apresentado soluções de segurança
que tornam os veículos extremamente estranhos. Nunca gostei do “bico tubarão”,
preferindo os modelos clássicos, existentes até a temporada de 1994. Então,
surgiu o “bico de ornitorrinco”, uma aberração que comprometeu ainda mais a estética
dos bólidos. Agora conseguiram chegar ao fundo do poço com estes novos e
bizarros bicos. A Red Bull pelo menos conseguiu disfarçar, pintando a
extremidade anterior de preto.
Infiniti Red Bull Racing
Nacionalidade: Áustria
Motor: Renault Energy F1 2014 Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Milton Keynes, Reino Unido
Pilotos: Sebastian Vettel (Alemanha) e Daniel Ricciardo
(Austrália)
Infiniti Red Bull Racing RB10 2014
Foto: Infiniti-redbullracing.com (modificada)
Red Bull: empresa
austríaca, fabricante de bebidas energéticas a base de cafeína e taurina. Geralmente
ligada ao público jovem. Costuma patrocinar esportes radicais ou de velocidade
(automobilismo, corridas aéreas).
Renault:
montadora francesa com amplo retrospecto de vitórias na F1. Possui
sua própria categoria de monopostos, a Renault World Series. Clio, Sandero e
Fluence são alguns dos carros comercializados no Brasil.
Infiniti: linha
de veículos de luxo que surgiu da união da francesa Renault com a japonesa
Nissan.
Total: companhia
de petróleo francesa, sétima maior do mundo. Comercializa combustíveis e
lubrificantes. Absorveu a também francesa Elf-Aquitaine, ampla patrocinadora da
F1. Patrocinou a Jordan Grand Prix de Rubens Barrichello em 1995 e 1996,
permanecendo ainda com a equipe até 1997.
Casio: fabricante
japonesa de uma série de produtos eletrônicos como relógios, câmeras digitais,
instrumentos musicais (teclados) e acessórios. Possui uma linha especial de
relógios vinculada à equipe. Veja aqui.
Siemens:
conglomerado alemão ligado às telecomunicações e produção de softwares, além de uma série de outros
nichos, como: equipamentos hospitalares, material elétrico, infraestrutura dos
setores elétrico e nuclear, construção de trens e metrôs.
Sonax: empresa
alemã produtora de itens de estética automotiva (limpeza e polimento) como
ceras, produtos para limpeza e brilho de pneus, limpeza de vidros e muitos
outros. Possui inclusive uma cera removedora de outras ceras, utilizada por
profissionais do polimento automotivo. Patrocinou Ayrton Senna na McLaren e
Williams.
AT & T (American Telephone and Telegraph): companhia
norte-americana de telecomunicações. Empresa de telefonia e televisão à cabo.
Pepe Jeans:
empresa têxtil inglesa sediada em Londres. Um de seus principais produtos é a
calça jeans, apesar de comercializar diversas peças de vestuário. Responsável
também pela vestimenta da equipe de F1.
Alpinestars: empresa
italiana de botas e artefatos de proteção para motociclistas, automobilistas,
ciclistas e outros.
Rauch: companhia
austríaca de bebidas alimentícias. Apresenta uma série de produtos como: sucos,
cafés, chás e isotônicos.
Geox: fabricante italiana de calçados e
roupas. Fornece tênis e sapatilhas de corridas à escuderia rubrotaurina.
Singha Beer:
fábrica tailandesa de cervejas. Seu símbolo é um leão tailandês, que simboliza:
força coragem, liderança, dignidade, perseverança e resistência.
Platform Computing:
IBM Platform Computing na verdade. Empresa americana de softwares, mundialmente
conhecida. Integra os setores de design, simulações e desenvolvimento dos
bólidos.
Red Bull Mobile: empresa austríaca de mídia multi-plataforma que
abrange: TV, celular, música, cinema jogos.
Breve a parte dois: Mercedes AMG Petronas F1 Team.
Referências
Acho que quase sempre as composições são bonitas, bem feitas.
ResponderExcluirOs bicos não fizeram tanta diferença assim.
Oi Simone, obrigado pela sua participação.
ExcluirAcho que nas duas últimas décadas o regulamento compactou demais os carros, havendo frequentes comparações com a GP2. Os bicos das Williams e McLaren de 1993 são minha referência de harmonia. Já que retomaram os bicos baixos, poderiam se basear naqueles modelos.
Acho que as equipes precisam de alguma forma mostrar a marca na qual está patrocinando, no melhor visual possível. O que vocês acha?
ResponderExcluirConcessionaria VW
Abs
Concordo, os desenhos atuais são modernos e mais discretos. Antigamente os nomes das marcas eram bem maiores. Hoje com a TV HD é possível reduzir e ainda assim visualizar bem.
ExcluirBelo post, não se encontra esse tipo de matéria em lugar algum, parabéns!
ResponderExcluirAcho que o bico mais bizarro foi apresentado pela Caterham, parece um pênis, kkkk. Você chegou a ver?
Vi sim. Vou falar mais sobre isto quando chegar a vez da equipe, lá no final da lista dos "Carros da F1 2014". É o que chamamos por aqui de "armengue". A primeira semelhança que achei foi com uma probóscide de borboleta. A segunda, com uma língua de sapo. Que dureza...
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