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Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

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terça-feira, 1 de outubro de 2013

FELIPE MASSA E A F1 2014 (PARTE 1)

Com o fim do contrato de Massa com a Ferrari após oito anos, especula-se qual será o destino do brasileiro para 2014.
 
Felipe Massa - Ferrari
Foto: Motorsport

 A vaga mais almejada parece ser a da Lotus-Renault. Com o posto deixado por Kimi Raikkonen, que ocupará justamente a vaga de Felipe, e o bom retrospecto da escuderia em 2013, além de um possível interesse da montadora francesa em expandir ainda mais sua participação no mercado de automóveis do Brasil (a exemplo do que aconteceu com Bruno Senna), principalmente em razão de a equipe cogitar assumir o nome Renault novamente. Este deve ser o caminho natural para o experiente piloto permanecer na F1, apesar de o desempenho do brasileiro não ter sido dos melhores nos últimos anos, mas o que prevalece na F1 atual é o interesse comercial.

Motor Renault – RS27 2013
 
Fala-se também em uma troca total de pilotos, visto que o francês Romain Grosjean, apesar de ter evoluído bastante em comparação à temporada passada, esteve sempre atrás do finlandês, e caso permaneça, será apenas uma forma de manter um piloto compatriota da montadora.

Especula-se também uma possível ida para a McLaren, ocupando a vaga do mexicano Sergio Pérez, o que seria uma decisão mais acertada já que a equipe apresenta uma estrutura mais adequada para adaptar-se à mudança de regulamento para o próximo ano (utilização de motores V6 1.6 litro turbo em substituição aos V8 2.4 litros aspirados), além do retorno do motor Honda para 2015 (mantiveram parceria de 1988 a 1992), que já deve estar trabalhando no propulsor, em contrapartida à péssima temporada atual.
 
  
McLaren MP4-28
 
Outra opção seria a Williams, mas não parece ser uma alternativa viável na busca de bons resultados, já que a equipe está realizando uma atuação sofrível neste ano, e anda mal de orçamento, devendo buscar um piloto pagante, mesmo com Massa apresentando bons patrocínios.

A Force India surge como uma zebra, com poucas possibilidades.
 
Williams F1 2013
 
Como última opção de permanecer na F1, encontra-se a Sauber, (que projetou Felipe para a Ferrari) que ao contrário de outros anos, também não apresentou bom desempenho na temporada e, outrossim, não dispõe de grande orçamento, devendo permanecer como equipe pequena/média. Seria apenas uma forma de continuar figurando na categoria.
  
Sauber C32
 
Caso não encontre equipe na F1 para 2014, o piloto de 32 anos deverá migrar para outra categoria. O destino mais comum para quem deixa a F1 costumava ser a F-Indy, mas atualmente as categorias de turismo passaram a receber estes pilotos com maior frequência.
 
Comenta-se também que a Rede Globo tem se mobilizado para manter Felipe na F1, tentando evitar um hiato de brasileiros, algo que não acontece desde a entrada de Emerson Fittipaldi. A emissora em recente matéria no Jornal Nacional, confirmou o patrocínio de várias empresas para a transmissão do próximo ano, em uma tentativa de manter a audiência (ou talvez já esteja certa da permanência do brasileiro). Em 1994, após a morte de Senna, falou-se também na interferência da Globo para a ida de Rubens Barrichello para a Williams naquele ano e para a McLaren em 1995. Nenhuma das duas situações se confirmou, e muitos telespectadores deixaram de acompanhar as corridas, apesar de que os verdadeiros apreciadores do automobilismo continuarão a seguir os GPs, independente da presença de compatriotas.
  
Felipe Massa. Interlagos, 2006
Foto: Crash.net
 
Felipe Massa já apresentou bom desempenho na F1, vencendo inclusive por duas vezes o GP do Brasil, em 2006 e 2008, tendo naquele último ano, conquistado o vice-campeonato, quase alcançando o título, não apenas por um ponto de diferença no último GP, mas em razão de uma série de erros da Ferrari nos pit stops daquela temporada.
 
Talvez a mudança de ares, caso permaneça na F1, fará bem a Felipe, desde que a equipe em questão mantenha em aberto a disputa entre seus pilotos, não privilegiando alguém em seu detrimento, a exemplo do que fez a Ferrari em relação a Alonso.

ATUALIZAÇÃO:
Em 11 de novembro, Massa anuncia o acerto com a Williams, CLIQUE AQUI para acompanhar a segunda parte da postagem.
  

Referências
 

Um comentário:

  1. É isso aí Faez, também compartilho de suas ideias, acredito na ida do brasileiro para a Lotus, em segundo plano a McLaren e lógico que a 2ª opção é mais viável.
    Lá no nosso blog está rolando uma enquete sobre o possível destino do Felipe em 2014.
    Vamos continuar acompanhando para vê onde esse cara vai correr mesmo no próximo ano.

    Continue postando, seus textos são muito bons, abraço!

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