Com
o fim do contrato de Massa com a Ferrari após oito anos, especula-se qual será
o destino do brasileiro para 2014.
Felipe Massa - Ferrari
Foto: Motorsport
Motor Renault – RS27 2013
Foto: Lotus F1 Team
Fala-se
também em uma troca total de pilotos, visto que o francês Romain Grosjean,
apesar de ter evoluído bastante em comparação à temporada passada, esteve
sempre atrás do finlandês, e caso permaneça, será apenas uma forma de manter um
piloto compatriota da montadora.
Especula-se
também uma possível ida para a McLaren, ocupando a vaga do mexicano Sergio Pérez,
o que seria uma decisão mais acertada já que a equipe apresenta uma estrutura
mais adequada para adaptar-se à mudança de regulamento para o próximo ano
(utilização de motores V6 1.6 litro turbo em substituição aos V8 2.4 litros aspirados),
além do retorno do motor Honda para 2015 (mantiveram parceria de 1988 a 1992), que já deve estar trabalhando no propulsor,
em contrapartida à péssima temporada atual.
Foto: McLaren.com
Outra
opção seria a Williams, mas não parece ser uma alternativa viável na busca de
bons resultados, já que a equipe está realizando uma atuação sofrível neste
ano, e anda mal de orçamento, devendo buscar um piloto pagante, mesmo com Massa
apresentando bons patrocínios.
A Force India surge como uma zebra, com poucas possibilidades.
A Force India surge como uma zebra, com poucas possibilidades.
Williams F1 2013
Foto: Williams F1
Como
última opção de permanecer na F1, encontra-se a Sauber, (que projetou Felipe
para a Ferrari) que ao contrário de outros anos, também não apresentou bom
desempenho na temporada e, outrossim, não dispõe de grande orçamento, devendo
permanecer como equipe pequena/média. Seria apenas uma forma de continuar
figurando na categoria.
Sauber
C32
Foto: Sauber F1 Team
Caso
não encontre equipe na F1 para 2014, o piloto de 32 anos deverá migrar para
outra categoria. O destino mais comum para quem deixa a F1 costumava ser a
F-Indy, mas atualmente as categorias de turismo passaram a receber estes pilotos
com maior frequência.
Comenta-se
também que a Rede Globo tem se mobilizado para manter Felipe na F1, tentando
evitar um hiato de brasileiros, algo que não acontece desde a entrada de
Emerson Fittipaldi. A emissora em recente matéria no Jornal Nacional, confirmou
o patrocínio de várias empresas para a transmissão do próximo ano, em uma
tentativa de manter a audiência (ou talvez já esteja certa da permanência do
brasileiro). Em 1994, após a morte de Senna, falou-se também na interferência
da Globo para a ida de Rubens Barrichello para a Williams naquele ano e para a
McLaren em 1995. Nenhuma das duas situações se confirmou, e muitos
telespectadores deixaram de acompanhar as corridas, apesar de que os
verdadeiros apreciadores do automobilismo continuarão a seguir os GPs,
independente da presença de compatriotas.
Felipe
Massa. Interlagos, 2006
Foto: Crash.net
Felipe
Massa já apresentou bom desempenho na F1, vencendo inclusive por duas vezes o
GP do Brasil, em 2006 e 2008, tendo naquele último ano, conquistado o
vice-campeonato, quase alcançando o título, não apenas por um ponto de
diferença no último GP, mas em razão de uma série de erros da Ferrari nos pit stops daquela temporada.
Talvez
a mudança de ares, caso permaneça na F1, fará bem a Felipe, desde que a equipe
em questão mantenha em aberto a disputa entre seus pilotos, não privilegiando
alguém em seu detrimento, a exemplo do que fez a Ferrari em relação a Alonso.
ATUALIZAÇÃO:
Em 11 de novembro, Massa anuncia o acerto com a Williams, CLIQUE AQUI para acompanhar a segunda parte da postagem.
Referências
É isso aí Faez, também compartilho de suas ideias, acredito na ida do brasileiro para a Lotus, em segundo plano a McLaren e lógico que a 2ª opção é mais viável.
ResponderExcluirLá no nosso blog está rolando uma enquete sobre o possível destino do Felipe em 2014.
Vamos continuar acompanhando para vê onde esse cara vai correr mesmo no próximo ano.
Continue postando, seus textos são muito bons, abraço!