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Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

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quarta-feira, 1 de maio de 2013

DEZENOVE ANOS DA MORTE DE AYRTON SENNA

O tempo passa mais rápido quando estamos ocupados, e vemos determinadas datas completarem cinco, dez, quinze anos. Como é hábito aqui no blog, destaco o legado deixado por Ayrton, e presente, após 19 anos.
 
GP da Europa, Donington Park, 1993
Foto: To Ayrton
 
No dia 11 de abril de 2013, fez-se 20 anos do GP da Europa de Formula 1, realizado no circuito de Donington Park, na Inglaterra. Senna vinha de um segundo lugar na África do Sul e da vitória do GP do Brasil, liderando o campeonato de forma surpreendente, já que sua McLaren-Ford não contava com todas as assistências eletrônicas que as fantásticas Williams-Renault. Senna vence e amplia temporariamente a liderança, mas em pista seca e nos circuitos de alta velocidade, não há como acompanhar os carros anglo-franceses.
 
Senna e a McLaren-Ford MP4/8 em Donington
 
Mas não foi uma simples vitória. Senna larga na quarta posição (o que era uma constante, visto que além das Williams, a Benetton-Ford de Schumacher costumava classificar na terceira posição, já que era cliente preferencial da montadora americana, e recebia primeiramente as atualizações, além do chassi bem equilibrado), cai momentaneamente para quinto, e antes de completar a primeira volta, utilizando pontos de ultrapassagens inimagináveis e com a pista completamente molhada, assume a primeira posição.
 
Esta que é considerada a melhor primeira volta da história da F1.
 
Donington, 1993 - Primeira Volta
 
Para assistir a corrida completa, acesse o vídeo:
 
GP da Europa, 1993 - Corrida Completa
 
Com a constante mudança de tempo, Prost trocou de pneus sete vezes, Hill seis e Senna quatro. A Williams esgotou seus jogos de pneus para esta corrida. Senna, conhecido por sua habilidade na chuva, utilizava de um expediente inusitado para se manter competitivo em pista molhada: enquanto os demais pilotos guiavam com cautela, reduzindo a velocidade, o brasileiro aumentava a velocidade e a agressividade. Era uma forma de manter a pressão e a temperatura dos pneus elevadas, fornecendo melhor aderência. Senna, com pneus slick, andou três segundos mais rápido que Prost, com pneus de chuva.
 
Senna, McLaren-Ford MP4/8, 1993
 
No dia seguinte ao GP, Emerson Fittipaldi ligou para Ayrton e disse: “Você nunca mais faz uma dessa na vida. Isso não existe!”.
James Hunt: “Você já fez o que tinha de fazer este ano”.
Dias após a corrida Prost assinalou: “Ele é simplesmente imbatível. O que fez naquela primeira volta deixou todos os pilotos aturdidos. Foi inacreditável”.
Niki Lauda: “Nunca vi uma corrida assim. Você foi ao limite do ser humano nas condições que tinha. Foi a sua melhor corrida até agora”.
 
Na premiação, Senna recebe um troféu em forma de Sonic, mascote da Sega, patrocinador da Williams e principal marca do GP. Uma surpresa e tanto para os gamemaníacos da época, no auge dos consoles 16 bits, Mega Drive/Genesis no caso. Foi um fato comentado por muitos amigos no dia seguinte, naqueles idos de 1993. Lembro de ver um sujeito no pódio vestido de forma que me fez lembrar o Dr. Robotnik, vilão do jogo do Sonic. Era o proprietário do circuito, Tom Wheatcroft, que nos dias anteriores ouvia as críticas da imprensa, sobre a realização de uma corrida de Formula 1 em um traçado relegado a categorias menores de carros e motos, sem pontos de ultrapassagens, o que acarretaria em uma prova chata sem disputas. Estava extasiado, pois Senna demonstrou que era possível ultrapassar, e o fez em menos de uma volta, no circuito onde dez anos antes testava carros de F1 pela primeira vez.
 
No pódio com o troféu Sega Genesis Sonic
Foto: Sharonov
 
Rubens Barrichello também fez uma excelente prova, saltando da 12° posição para a 4° também na primeira volta, em sua terceira corrida na F1. Chegou a andar em segundo, mas o carro sofreu uma pane seca, ocultada pela equipe que disse tratar-se de uma pane elétrica
 
A McLaren 1993, no Museu de Donington
Foto: F1 Fanatic
 
A McLaren-Ford MP4/8, encontra-se no museu de Donington, assim como diversos outros artigos que ilustram a carreira de Senna.
 
"Sempre é possível melhorar, e eu quero acreditar que a próxima corrida será sempre melhor". Ayrton Senna em entrevista após o GP.
 
Referências
 
HILTON, Christopher. Ayrton Senna: uma lenda a toda velocidade: uma jornada interativa. São Paulo, Ed. Global, 2009
 
RODRIGUES, Ernesto. Ayrton: o herói revelado. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2009.
 
STURM, Karin. Ayrton Senna: sua vitória, seu legado. Rio de Janeiro, Ed. Record, 1994.
 

4 comentários:

  1. Faez,

    A minha geração teve a oportunidade de acompanhar a cada uma das 161 corridas de Ayrton Senna, posso dizer que vivemos um pedaço da história. Senna era fantástico.


    abs

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    Respostas
    1. Amigo Marcelo, você é realmente privilegiado por ter acompanhado toda a carreira de Senna e por participar frequentemente do GP Brasil. Breve farei o review da temporada de 1984, GP por GP, abraço.

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  2. Me sinto Privilégiado por acompanhado toda carreira de Ayrton Senna.Muitas saudades do eterno Campeão!!!

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