Já vimos participação de Senna na Formula 3 nas duas últimas etapas da temporada de 1983 (clique nos circuitos para ir para a postagem). Silverstone e Thruxton, veremos agora o GP de Macau daquele ano:
O Grande Prêmio de Macau de Formula 3, agrega os principais
pilotos da referida categoria ao redor do mundo. O evento é disputado desde 1983
até os dias atuais.
Algumas imagens da corrida e entrevista com Senna
Vídeo: Canal de Mscheeres
Uma das largadas, com narração de Murray Walker
Vídeo: Canal de Macaurocketman
Em 1983, Senna, após conquistar o campeonato da F3, chega a
Macau na noite anterior aos treinos, sofrendo com o fuso horário, visto que
havia testado carros de F1 dias antes. Era um circuito de rua com cerca de seis
quilômetros, com longas retas e curvas difíceis e velocidade máxima próxima aos
240km/h.
Carro com o qual Senna disputou o GP de Macau
Fonte: Globoesporte.globo.com
A pole era definida com o tempo agregado de duas voltas rápidas.
Senna nunca havia estado naquele circuito e por sempre andar no limite, bateu
na barreira de pneus logo na primeira volta. Após a equipe Theodore Racing reparar
o carro, foi para a pista no segundo treino e conquistou a primeira posição.
A Marlboro já patrocinava categorias de base
Foto: Autosport.pt
Ayrton Senna na pole, o colombiano Roberto Guerrero em
segundo e o austríaco Gerhard Berger na terceira posição. Senna costumava tirar
o máximo do carro logo na largada para eliminar qualquer possibilidade de ultrapassagem
dos pilotos que o seguiam. E assim Berger definiu: “Eu os estava observando e em cada curva Ayrton se distanciava alguns metros
e aos poucos foi capaz de se afastar. Guerrero
estava lutando para segui-lo, e eu estava lutando para seguir Guerrero”.
Pódio: 1°) Senna , 2°) Guerrero e 3°) Berger
Foto: ayrton-senna.co.uk
Senna vence ambas as baterias da mesma forma. Berger conta
que recebeu uma premiação por ter feito a melhor volta. Ele conferiu os tempos
e viu que não era o mais rápido, mas aceitou o troféu. À noite, na festa de
comemoração, Berger conta que um sujeito chegou até ele cobrando o troféu por
ter feito a volta mais rápida, era Ayrton, no primeiro contato entre os dois.
Berger disse que não ligava, mas parece que ficou por isto mesmo, e os dois
tomaram uma cerveja, consolidando uma amizade que durou anos.
O próximo review apresentará os primeiros testes de Senna na F1, aguardem.
Referências
HILTON, Christopher. Ayrton
Senna: Uma lenda a toda velocidade: Uma jornada interativa. Global Editora.
São Paulo, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário