Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS (PARTE 1) - SENNA ENTRE OS FINALISTAS

Foram anunciados nesta quarta-feira, 25/07, os 12 finalistas de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", programa do SBT que contou com a participação do público para eleger os 100 brasileiros mais importantes.


Ayrton Senna encontra-se entre os 12 colocados, que a partir de agora se enfrentam em eliminatórias assim distribuídas por sorteio:

Os 12 finalistas
Fonte: SBT

A primeira eliminatória já está aberta para votação. A exemplo de jogos de futebol, os vencedores se enfrentam em semifinais, restarão 3 finalistas que disputarão o título:

Organograma das finais
Fonte: SBT

O formato já foi realizado em diversos países. Em um programa semelhante, veiculado no Japão, para eleger as 100 personalidades mais admiradas pelo nipônicos (The Top 100 Historical Persons in Japan), Senna alcançou a 22ª posição.

A lembrança dos brasileiros, neste programa em especial, reforça que o legado do piloto persiste na memória do país, sem falar nas ações sociais do Instituto Ayrton Senna, idealizado por Ayrton e fundado por sua irmã, Viviane Senna, após sua morte, que beneficia dois milhões de estudantes da rede pública, com 100% do valor arrecadado com o licenciamento da imagem de Senna.

Neste confronto inicial, Senna X Lula, uma chave disputada, em que o vencedor encontrará o vitorioso da eliminatória 1, Chico Xavier X Irmã Dulce. Creio que as chaves deveriam ser arrumadas por semelhanças, ao contrário de sorteios, portanto, a chave 1 estaria correta, Senna poderia estar na disputa com Pelé (dois esportistas), Lula x FHC (políticos da atualidade), Getúlio Vargas X Juscelino Kubitschek (políticos do passado), etc.

Durante o programa, foram exibidos vídeos sobre os finalistas, o de Senna pode ser visto aqui, no link "Íntegra - Os 12 Finalistas - Parte 1", a partir dos sete minutos até o nono.

"A linha de chegada, a explosão da torcida, e na mesma hora, surgia no cockpit a bandeira brasileira. Ayrton Senna ganhava mais uma corrida". Assim começa o vídeo, que conta com as participações de Roberto Cabrini, que cobriu boa parte da carreira do piloto, inclusive sua morte; Nuno Cobra, seu preparador físico, que utilizou técnicas inovadoras no treinamento de atletas e Bruno Senna, sobrinho de Ayrton.

O vídeo, de cerca de dois minutos, contou com imagens de Senna em todas as equipes que passou pela Formula 1. Foi ovacionado e bastante aplaudido pela plateia.

"Ayrton Senna mostrou aos brasileiros que a vitória é possível quando se tem disciplina e dedicação...". Diz Carlos Nascimento, em seu texto de encerramento da apresentação.

Foto: F1SA
 
A votação da chave de Senna estará disponível a partir de 1º de agosto, e o resultado será veiculado no dia 12. Confiram no site do SBT.

CONTINUA...

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário