Quem sou eu

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Mestrando na área de saúde, acompanha a Formula 1 desde o início da década de 1990. Entusiasta no cuidado automotivo, leitor e colecionador de revistas especializadas e livros sobre Ayrton Senna.

Seguidores

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CARROS DA F1 2014 (PARTE 1) – RED BULL RACING

 
O design de um carro de Formula 1 apresenta as cores e os logotipos de seus patrocinadores. Temos pinturas clássicas como o vermelho e branco da McLaren/Marlboro, o azul, amarelo e branco da Williams/Camel/Canon, o vermelho da Ferrari, dentre muitos outros exemplos.
 
Às vésperas de mais uma temporada de Formula 1, vamos a partir de agora observar mais atentamente os principais patrocinadores que financiam e colorem as escuderias em 2014, começando pela atual campeã.
 
Lamentavelmente, a FIA tem apresentado soluções de segurança que tornam os veículos extremamente estranhos. Nunca gostei do “bico tubarão”, preferindo os modelos clássicos, existentes até a temporada de 1994. Então, surgiu o “bico de ornitorrinco”, uma aberração que comprometeu ainda mais a estética dos bólidos. Agora conseguiram chegar ao fundo do poço com estes novos e bizarros bicos. A Red Bull pelo menos conseguiu disfarçar, pintando a extremidade anterior de preto.
 
Infiniti Red Bull Racing
Nacionalidade: Áustria
Motor: Renault Energy F1 2014 Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Milton Keynes, Reino Unido
Pilotos: Sebastian Vettel (Alemanha) e Daniel Ricciardo (Austrália)
 
 Infiniti Red Bull Racing RB10 2014
Foto: Infiniti-redbullracing.com (modificada)
 
Red Bull: empresa austríaca, fabricante de bebidas energéticas a base de cafeína e taurina. Geralmente ligada ao público jovem. Costuma patrocinar esportes radicais ou de velocidade (automobilismo, corridas aéreas).
 
 
 
Renault: montadora francesa com amplo retrospecto de vitórias na F1. Possui sua própria categoria de monopostos, a Renault World Series. Clio, Sandero e Fluence são alguns dos carros comercializados no Brasil.
  
 
 
Infiniti: linha de veículos de luxo que surgiu da união da francesa Renault com a japonesa Nissan.
 

 
 
 
 
Total: companhia de petróleo francesa, sétima maior do mundo. Comercializa combustíveis e lubrificantes. Absorveu a também francesa Elf-Aquitaine, ampla patrocinadora da F1. Patrocinou a Jordan Grand Prix de Rubens Barrichello em 1995 e 1996, permanecendo ainda com a equipe até 1997.
 

 
 
Casio: fabricante japonesa de uma série de produtos eletrônicos como relógios, câmeras digitais, instrumentos musicais (teclados) e acessórios. Possui uma linha especial de relógios vinculada à equipe. Veja aqui.
 
 
 
Siemens: conglomerado alemão ligado às telecomunicações e produção de softwares, além de uma série de outros nichos, como: equipamentos hospitalares, material elétrico, infraestrutura dos setores elétrico e nuclear, construção de trens e metrôs.
 
 
 
 
Sonax: empresa alemã produtora de itens de estética automotiva (limpeza e polimento) como ceras, produtos para limpeza e brilho de pneus, limpeza de vidros e muitos outros. Possui inclusive uma cera removedora de outras ceras, utilizada por profissionais do polimento automotivo. Patrocinou Ayrton Senna na McLaren e Williams.
  
 
 
AT & T (American Telephone and Telegraph): companhia norte-americana de telecomunicações. Empresa de telefonia e televisão à cabo.
 

 
 
 
 
 
Pepe Jeans: empresa têxtil inglesa sediada em Londres. Um de seus principais produtos é a calça jeans, apesar de comercializar diversas peças de vestuário. Responsável também pela vestimenta da equipe de F1.
 
 
 
Alpinestars: empresa italiana de botas e artefatos de proteção para motociclistas, automobilistas, ciclistas e outros.
  
 
 
Rauch: companhia austríaca de bebidas alimentícias. Apresenta uma série de produtos como: sucos, cafés, chás e isotônicos.
 

 
 
Geox: fabricante italiana de calçados e roupas. Fornece tênis e sapatilhas de corridas à escuderia rubrotaurina.
 
 
 
Joraku: tradicional fábrica de saquê japonesa.
 

 
 
 
 
 
 
 
Singha Beer: fábrica tailandesa de cervejas. Seu símbolo é um leão tailandês, que simboliza: força coragem, liderança, dignidade, perseverança e resistência.

 
 
 
 
 
Platform Computing: IBM Platform Computing na verdade. Empresa americana de softwares, mundialmente conhecida. Integra os setores de design, simulações e desenvolvimento dos bólidos.
 
 
 
 
 Red Bull Mobile: empresa austríaca de mídia multi-plataforma que abrange: TV, celular, música, cinema jogos.
 

 
 
Pirelli: fábrica italiana de pneumáticos. Fornece pneus à todas as equipes da Formula1.
 

 
 
 
Breve a parte dois: Mercedes AMG Petronas F1 Team.
 
 
Referências

 

sábado, 1 de fevereiro de 2014

BLOG SENNABR - DOIS ANOS

O Blog SennaBR completou dois anos no ar no dia 21 de dezembro de 2013. Como tem acontecido ultimamente, falta tempo para novas postagens, afinal, este é um hobby e a vida moderna exige muito tempo de trabalho, estudo, dedicação à família e etc.
 

Em dezembro foram verificadas cerca de 54.000 visitas, sendo quase 40.000 neste segundo ano. Mais do que o triplo de visitações. Dentre as matérias mais visitadas:
 
1) TESTE – GOL GERAÇÃO IV (G4). Que também era a postagem líder em visitas no primeiro aniversário. Nesta matéria, falo rapidamente de todas as gerações do Gol, inclusive da reestilização do G5 (G6). Mas o enfoque foi direcionado à Geração 4, um bom carro para o fim que se destina, ainda hoje bastante presente nas revendas e nas ruas, com muita procura pelo modelo de entrada da VW. Aponto os prós (consumo/autonomia, manutenção, etc) e contras (parte elétrica instável, muito visado para roubos, etc.) deste modelo, que utilizei por quatro anos e meio.

 
 
VW Gol Geração 4
Foto: Volkswagen Brasil

2) LAVAGEM DE AUTOMÓVEIS – LAVADORAS DE ALTA PRESSÃO. Com a popularização da venda de máquinas lavadoras de alta pressão a preços acessíveis, a procura por informações sobre estes modelos tem sido grande. Aqui, abordo a utilização do modelo Karcher 1100, com o processo de montagem, formas de uso e dificuldades associadas. Bem como, dicas sobre o uso de shampoo automotivo.
 
Lavadora de alta pressão Karcher 1100
 
3) MOTOR 1.0 AINDA É O MAIS ECONÔMICO? Aqui um confronto dos motores 1.0 com outras cilindradas subsequentes, com foco no consumo. Os modelos com 1000 cilindradas já foram os mais econômicos, contudo, com a exigência de mais potência e opcionais (aumentando o peso dos veículos), pode ser mais vantajoso obter motores superiores. A forma de dirigir será decisiva no consumo de qualquer veículo.
  
 
 
4) ENCERAMENTO AUTOMOTIVO – CERAS COLLINITE 476S E 915. A matéria mais comentada do blog até o momento, com fotos de carros encerados com estes excelentes produtos. Com o advento da tecnologia estética automotiva, uma série de itens tem surgido no mercado. Nesta postagem abordo um pouco do passado das ceras no mercado nacional, e dou dicas de material para o enceramento, abordando duas das melhores ceras disponíveis atualmente.
 
Sandero com Collinite 476S e o aspecto de "brilho molhado"
 
 
5) COLEÇÃO AYRTON SENNA - CARTÕES TELEFÔNICOS. Uma mídia interessante, podendo equiparar-se à filatelia. Colecionadores de cartões telefônicos fãs de Ayrton Senna costumam visitar a página buscando conhecer esta coleção. Os cartões possuem fotos do piloto e dos carros utilizados em diferentes épocas de sua carreira.
 
Cartão Telefônico - Ayrton Senna
 
Os posts seguintes mais acessados referem-se a informações sobre Ayrton Senna, como filmes, aniversário e jogos de videogame.
 
Brasil, Estados Unidos, Portugal e Rússia continuam sendo os países com maiores acessos às matérias.
 
Assim que houver mais tempo, o blog apresentará informações mais detalhadas da carreira de Senna, buscando manter uma ordem cronológica, já iniciada em 1983, com a passagem pela Formula 3os primeiros testes na Formula 1, e o contrato para 1984. A F1 2014 também será abordada, com um enfoque diferente do habitual.
 
 
 
Abraços e seguiremos acelerando.