O campeonato de F1 de 2012 foi finalizado e decidido no dia 25
de novembro, muito já se falou, ampla cobertura da mídia, mas deixo aqui minhas
impressões, novamente criticando os erros nas transmissões.
A corrida começa e em nenhum momento foi abordado sobre o
uso do DRS, se estava proibido, a previsão para o uso etc.
GP Brasil 2012
Após o acidente com Vettel, Bruno Senna retorna andando aos
boxes, Galvão diz que acha que o viu, demorando
bastante para identificá-lo. Se o narrador não percebe, deveria ser informado
pela produção
Schumacher insistindo em permanecer na F1. Não por diversão,
não por paixão, não por vontade de vencer e sim em razão de investimentos mal
sucedidos em terras árabes, voltou por dinheiro. Imaginou que voltaria em um
carro vencedor, como sempre esteve acostumado (a Mercedes comprou a Brawn GP,
equipe que dominou a temporada de 2009), mas com carros medianos não justificou
o retorno. Durante a temporada 2010 alteraram a distância entre eixos para
favorecê-lo. Na verdade prejudicou momentaneamente Rosberg, que vinha andando
bem e seguidamente voltou a superá-lo. Em determinado momento da corrida, abriu
para Vettel passar, lembrei de Michele Alboreto, que teve bons momentos na
Ferrari e após amargou temporadas nas fracas Footwork e Minardi, esta última em
1994, sua despedida da F1.
Voltando à corrida, senti falta de os narradores abordarem,
com mais freqüência, maiores informações, em tempo real, sobre a previsão do
campeonato de acordo com as colocações. Aparecia na tela a previsão do
campeonato de construtores, a disputa entre McLaren e Ferrari pela segunda
posição, apenas Reginaldo Leme percebeu e comentou.
Hulkenberg em uma grande corrida, rememorando o feito de
2010, quando fez a pole, mas forçou demasiadamente um carro mediano, cometendo erros
e comprometendo o bólido (câmbio). Seria o 9° vencedor do ano. Forçou demais
para cima de Hamilton, tirando o britânico da corrida. Foi punido mas não
deveria, pois tratou-se de um acidente de corrida.
Vettel e Alonso apresentaram-se bastante tensos, apesar de
experientes. Ambos costumam levar esta tensão para a pista.
Sebastian Vettel pré-largada
Na volta 57 volta a chover, Alonso não consegue se manter na
pista e coloca pneus intermediários. Mais adiante, peças do carro de Vettel
soltam-se e Galvão não percebe nem comenta.
Alonso fez sua parte, andando bem mais do que o carro
permitia durante toda a temporada. Lembrem-se da porcaria que foi a Ferrari no primeiro
semestre do ano.
Para a felicidade de Vettel, Di Resta bate na curva do café,
obrigando a entrada do Safety Car, em um momento de chuva forte.
Vettel tricampeão “three years in a row”, o mais jovem
piloto a alcançar tal feito. Sem dúvida um grande feito, mas não o considero o
melhor piloto da temporada, lembrem-se também, como no início do ano o alemão
penou para obter boas colocações, se irritando inclusive com os maus resultados,
ou seja, sem o melhor carro não fez nenhum milagre. Mas fez uma grande prova de
recuperação após o acidente com Bruno, mesmo com o carro danificado.
Pódio - Interlagos 2012
Tive muitas restrições com Alonso
como pessoa, suas frequentes ações que prejudicaram Felipe Massa (ultrapassá-lo
na entrada dos boxes, o brasileiro obrigado a ceder sua posição, etc.), apesar
de este ter assumido o papel de segundo piloto, como reza seu contrato, além de
estar sempre criticando os adversários e suas equipes. Contudo, foi o piloto
que demonstrou melhor técnica, maior superação de adversidades, conseguindo
resultados em momentos improváveis.
Uma temporada marcada pelo
equilíbrio, com provas muito disputadas e diversas equipes alcançando vitórias,
contudo, continuo achando absurdos os artifícios da asa móvel e do kers. Mas há
muito a F1 tem como maior interesse o aspecto comercial, e se aumenta as
ultrapassagens e o interesse do público, continuarão a ser utilizados. Já se
cogitou até chuva artificial... Muitas mudanças visaram o aumento da segurança
e a diminuição de custos, mas gostaria muito de ter visto a F1 sem restrições,
como a Williams com câmbio CVT, que estava prevista para a temporada de 1994,
já que muitas destas inovações migram para os automóveis de rua, além de
motores mais potentes e mais econômicos.
Breve entraremos na pré-temporada
2013, vamos aguardar a definição das vagas restantes para apresentar as
equipes.
Vettel comemorando com sua equipe
Para finalizar, mais algumas
pérolas do Sérgio Maurício na SporTV:
Alonso aquecendo pneus antes de
alinhar no grid e SM dizendo que era Hamilton, que era o pole position e estava à frente do espanhol.
SM afirmando: “Ainda não pode usar
a asa móvel”.
Lito Cavalcati corrigindo: “Já pode”.
SM: “Já pode usar a asa móvel”.
“Lá vem Felipe pra cima do Kobayashi, desculpe, Alonso pra
cima do Koba”.
Volta 56: “Alonso indo para os boxes”. Na verdade ele estava
lento por causa da chuva.
Tá ligado?
Referências
O que é o câmbio CVT, Faez?
ResponderExcluirEsses caras da transmissão só dão fora, né? kkkkkk
Continuously Variable Transmission. Câmbio baseado em polias em vez de engrenagens. Considerado mais econômico e mais eficiente por aproveitar 100% da potência do motor. Esta figura do wikipedia explica bem o mecanismo:
Excluirhttp://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/GearBoxRotRotVar.gif
Quanto às transmissões, os caras se acomodaram, deveriam se preparar melhor, ou simplesmente prestar atenção à corrida e à tela.