quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ABSURDOS DO TRÂNSITO EM SALVADOR (PARTE 1)

A partir de agora seu território deve ser defendido com sua vida. Os três metros quadrados ao seu redor correspondem ao que resta de sua existência. Todas as demais pessoas em volta são inimigas, e vão tentar adentrar o seu espaço, defenda-o a todo custo!!!

Provocativo! Apocalíptico! Uma guerra nuclear? Não, o trânsito de Salvador

Parece o roteiro de um filme pós-guerra, como Herança Nuclear (Testament) e O Dia Seguinte (Day After) ambos de 1983, mas na verdade trata-se do dia a dia no trânsito de Salvador. Exagero? Se você passa pelo menos duas horas diárias no trânsito assim como eu, sabe bem do que estou falando e “heaven knows I’m miserable now”.
 
Realidade esta que não se limita àquela cidade, mas sim a muitos outros centros urbanos, metrópoles ou cidades medianas.
 
Comecei a perceber esta mudança no comportamento a partir de 2003, quando passei a pilotar motos e a ficar mais sujeito às imprudências dos veículos do entorno. À época observava cerca de três absurdos por dia, atualmente então...
 
Congestionamentos diários
 
De uns anos para cá, desenvolveu-se uma cultura do “I’m the best, f... the rest” por aqui. Cada indivíduo se acha mais importante que os demais. Se tiver que parar o trânsito para desembarcar alguém e ainda ficar de papo com este pela janela, ou interromper o fluxo de uma faixa enquanto para-se na frente de uma banca para comprar jornais, que assim seja.
 
Outro dia um motorista na BR-324 na entrada da cidade resolveu reduzir abruptamente a velocidade na faixa da esquerda para olhar um princípio de incêndio em uma companhia de telefones. Quem vinha atrás tinha que desviar ou pisar no freio. E na maioria das vezes quando você reclama... Round 1, FIGHT!
 
Muitas vezes o comportamento lembra o desenho da Disney como Sr. Andante, pacato e gentil transeunte que ao virar a chave do veículo transforma-se no Sr. Volante, imprudente e cruel quando à bordo de seu carro. E olha que este desenho deve ser da década de 1950 ou 60, e continua atual. O ser humano está regredindo, ou melhor involuindo. Andando para trás em um moonwalk dos infernos. Como dizem por aqui: “a humanidade está muito mal frequentada”, e “para o mundo que eu quero descer”.
 
Foto: iPlay
 
Trata-se na verdade de um caso de falta de educação doméstica, algo ao que parece, relegado por boa parte, independente de classe social, faixa etária, time que torce, etc, etc. Acho até que o barbarism begins at home”e “unruly boys/girls” mereciam “a crack on the head”.
 
Os “monstroristas” deveriam se conscientizar que se querem se matar lancem-se em “a ten-ton truck” e respeitem a vida dos demais cidadãos. Ou como também dizem por aqui “vá morrer sozinho pra lá”. Mas como vaso ruim não quebra, "there is a light that never goes out".
 
 
Em posts futuros relatarei o que tenho observado (e até então sobrevivido) no trânsito de Salvador e outras cidades. Quem estiver interessado também poderá relatar sua experiência nos comentários.
 
A maior parte dos termos entre aspas e em itálico corresponde a trechos de músicas do extinto grupo britânico dos anos 80, The Smiths, através da letra ácida, irônica e sofisticada do vocalista Morrissey, que se aplicam bem à circunstância.

domingo, 26 de agosto de 2012

AYRTON SENNA CAMPEÃO E RECORDISTA DA FORMULA 3 - 1983 (PARTE 2)


Thruxton, Inglaterra, 23 de outubro de 1983. Última prova, Ayrton Senna conquista dezesseis pole positions, vence doze das dezenove provas do campeonato de Formula 3 e estabelece um novo recorde na categoria, superando Nelson Piquet, que havia alcançado onze vitórias na temporada de 1978.
 
Senna Recordista da F3
Vídeo: TVE
 
A diferença entre ambos era pequena, visto que Brundle fazia uma temporada consistente, com seis vitórias e dez segundos lugares.
 
Brundle e Senna em 1983
 
Senna largou na pole e manteve a liderança durante as 15 voltas, conquistando também um ponto extra pela volta mais rápida, não dando chances a Martin Brundle, que largou na terceira posição, e não conseguiu ultrapassar o segundo colocado, o norte-americano Davy Jones.
Termina o campeonato, Senna 132 pontos, Brundle 123.
 
Mais uma vitória em Silverstone
 
Ao final da corrida, Ayrton recebe a confirmação de que irá testar a McLaren-Porsche turbo, premiação concedida ao campeão, já que a Marlboro, patrocinadora da equipe, também patrocinava o campeonato inglês.
 
 

Senna a bordo do West Surrey - Toyota
 
Senna recebe o convite do chefe da atual equipe para disputar o campeonato europeu de Formula 2, mas já é hábito na época que os pilotos migrem direto para a Formula 1.
O piloto tornou-se o único tríplice coroado das formulas britânicas (Formula Ford 1600, Formula Ford 2000 e Formula 3).

A conquista do título
Foto: Álvaro Teixeira
 
Em seguida, Senna disputa e vence o GP de Macau, com os melhores pilotos de F3 do mundo.

Ao final do ano, Senna fez diversos testes em equipes de Formula 1, mas isso é assunto para outro post: OS PRIMEIROS TESTES DE SENNA NA F1 - 1983.
 
Referências
 
Rev. Quatro Rodas, 280. Novembro – 1983  

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COLEÇÃO AYRTON SENNA (PARTE 3) – CAMISAS LOTUS GP


Na temporada de Formula 1 de 2011 a equipe Renault F1 muda seu nome para Lotus Renault GP, e assume a tradicional combinação de cores: preta e dourado utilizada anteriormente por nomes como Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell e Ayrton Senna.


Lotus GP 2011

No início achei a combinação meio forçada. Uma pintura dos anos 70 e 80, original da marca JPS, adaptada para 2011, meio desconexo, mas posteriormente passei a apreciar.
Aqui o carro de 1985:

Lotus F1 de 1985


Os produtos da F1 são em geral muito caros e/ou difíceis de encontrar. Passei o ano de 2011 em busca da camisa da Lotus daquele período, mas ainda estava muito "salgada".
Encontrei então esta retro em homenagem àquela época, com os patrocinadores bem grandes, característica dos anos 80, e por um bom preço, ainda disponível no Mercado Livre:

Camisa Lotus Renault 1985

Com a chegada da nova temporada, os produtos de 2011 tiveram seus preços reduzidos, consegui então adquirir a peça oficial daquele ano, que prefiro, por ter um desenho mais clean do que a da temporada atual:

Camisa Lotus Renault 2011

Ambas são tamanho “G”, mas na verdade se enquadrariam no tamanho “M”, que costumo utilizar. Sugiro sempre consultar a tabela de medidas e comparar com as suas.

Camisa Lotus Renault 2011





quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS (PARTE 2) - SENNA NA SEMIFINAL

Após uma semana de votação, Ayrton Senna conquistou a vitória contra o ex-presidente Lula na segunda eliminatória do programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", nesta quarta-feira, 08 de agosto. Foram 63,6% dos votos a favor do piloto. Uma surpresa, visto que o espaço poderia ser utilizado por partidários do político, visando maior marketing para o grupo e para a atual presidente.

Imagem: SBT

Nuno Cobra representou o piloto no programa. Ele que foi um profissional fundamental na formação de Ayrton, visto que desenvolveu seu preparo físico para suportar duas horas de corrida intensa, já que ascendeu da Formula 3, categoria com duração média de 30 minutos por etapa. Juntamente com uma inovadora técnica de desenvolvimento mental, com foco na experiência de atletas olímpicos, que culminou na tão conhecida concentração que Senna apresentava nas pistas. Sugiro a leitura de seu livro: "A Semente da Vitória".

Anúncio da vitória de Ayrton Senna no primeiro confronto

Mais uma vez Senna foi ovacionado, pelas pessoas presentes no estúdio, demonstrando ser um forte candidato ao título. Nuno não conteve a emoção, discursando efusivamente.

O programa fez aqui uma breve descrição de sua carreira, seguem alguns trechos: "A maior parte da sua carreira foi no exterior. Suas equipes eram estrangeiras. Mas, Ayrton Senna fazia questão de lembrar que era do Brasil. Suas conquistas eram compartilhadas com o público e se tornavam vitórias nacionais".
"Muito mais do que uma distração, ver Senna ganhar uma corrida era ter um motivo para festejar, uma folga dos problemas nos finais de semana. E para um país que passava por graves crises, isso era um alívio".

Senna após a famosa vitória no GP da Europa em Donnington, 1993
Foto: Telegraph

Lamentável que a emissora insista em colocar fotos de Senna na ocasião de sua última temporada, em 1994 na Williams, um ano de decepções com a equipe e péssimas lembranças para os brasileiros.

Ilustração da última vitória de Senna. Austrália, 1993

Vem aí outra chave dura: Senna x Chico Xavier, que venceu a eliminatória 01. Vamos continuar acompanhando.

Referências:

RODRIGUES, Ernesto. Ayrton Senna - O Herói Revelado. Ed. Ponto de Leitura, 704p. 2004.