sábado, 28 de janeiro de 2012

SORTEIO DE KIT CERA COLLINITE

O amigo Alex Schmitt, proprietário da loja Miromi Tintas de estética automotiva, está realizando sorteio de um kit contendo: Cera Collinite 476, aplicador de espuma e pano de microfibra.

Cera Collinite 476S
 Foto: Collinite.com

Esta cera importada contém alto teor de cera de carnaúba, que promove brilho intenso, impermeabilização e durabilidade de até oito meses.

Vídeo demonstrando o brilho e a impermeabilização proporcionados pela cera 476S

Eu mesmo possuo uma unidade e atesto a qualidade do produto. A Collinite é conhecida como produtora de algumas das melhores ceras do mundo, inclusive da linha náutica. Segue uma foto de meu antigo carro encerado com a 476S:

GOL G4 encerado com Collinite 476s
Foto: Blog SennaBR

Para concorrer basta CLICAR AQUI, preencher o cadastro observando o regulamento e já estará concorrendo.

Sugiro também uma consulta ao site: http://www.miromi.com.br/ para conhecer outros ótimos produtos automotivos que em breve serão descritos aqui no blog.

O sorteio será realizado no dia 11/02.

Participem.
Boa Sorte a todos.

Referências

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

RUBENS BARRICHELLO NA FORMULA INDY?

Como venho apontando aqui no blog, com a ocupação do segundo assento da Williams F1 por Bruno Senna, há uma grande possibilidade de Rubens Barrichello pilotar na Formula Indy em 2012.

Fato este corroborado por um teste marcado para a próxima semana no circuito misto de Sebring, Florida com o modelo 2012 da KV Racing, equipe do piloto baiano Tony Kanaan, velho amigo de Rubens e parceiro na constituição do Instituto Barrichello Kanaan, organização de fomento a ações de assistência social.

Tony Kanaan e Rubens Barrichello


O convite teria partido de Tony, com o aval de Jimmy Vasser, piloto campeão da temporada de 1996 pela vitoriosa equipe Chip Ganassi, e um dos responsáveis pela equipe KV Racing, que tem parceria com o Grupo Lotus.

O teste deverá ser realizado nos dias 30 e 31 de janeiro. Não por acaso, Barrichello encontra-se no estado americano, passando férias com a família.

Modelo 2011 do KV Racing de Tony Kanaan


Apesar da resistência da esposa Silvana, especialmente em razão dos circuitos ovais, conhecidos pelas altíssimas velocidades e numerosos acidentes, Rubens encontrará na categoria uma maior preocupação com a segurança de seus pilotos, visto que, após a morte de Dan Weldon em 2011, os carros e circuitos de 2012 deverão ser modificados para atender de forma mais efetiva àquele quesito.

Referências

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OFF-TOPIC. CRUELDADE NUNCA MAIS

A organização Protetores de Animais do Brasil realizará no próximo dia 22 de janeiro, em diversas partes do país, uma manifestação denominada: CRUELDADE NUNCA MAIS.


A manifestação tem por objetivo reivindicar punições mais efetivas para quem comete maus tratos a animais.

Seguem abaixo trechos do conteúdo do site:

OS ANIMAIS PEDEM JUSTIÇA!
A lei atual é branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais.
Esta manifestação é o início de uma série de ações para uma penalização correta contra a crueldade aos animais.
A petição oficial do movimento (abaixo assinado) tem por objetivo coletar 1 milhão e meio de assinaturas em todo país, e já está sendo elaborada.
Para assiná-la, cadastre seu e-mail no site www.crueldadenuncamais.com.br e aguarde nosso contato.
SUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!
JUNTE-SE A NÓS E LUTE POR ELES!
Haverá também manifestações internacionais em cidades como Londres, San Diego, Miami e New York.
Lista completa aqui.

Maiores informações: www.crueldadenuncamais.com.br


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

BRUNO SENNA NA WILLIAMS (PARTE 2)

Bruno Senna observando uma das Williams-Renault pilotadas por Ricardo Patrese

Foto: Red Bull

Conforme anunciado pela Band News, e repercutido aqui no Blog em 21/12/2011, após quase um mês, Bruno Senna foi confirmado pela Williams F1 como piloto titular para a temporada de 2012.

O piloto brasileiro assinou contrato de um ano e fará dupla com o venezuelano Pastor Maldonado, que já estava confirmado na equipe. O finlandês Valtteri Bottas, piloto reserva e atual campeão da GP3, complementa o staff.

Bruno afirma que está muito feliz por fazer parte da equipe, que possui uma grande história, e que todos estão bastante motivados.

A escuderia britânica afirma que privilegiou pilotos jovens e com potencial, mas o patrocínio de ambos certamente pesou na contratação, visto que Maldonado leva para a equipe cerca de 15.000.000€ e Bruno 10.000.000€, que juntamente com o retorno do motor Renault poderá alavancar o time a melhores posições que a nona colocação da temporada 2011 com apenas cinco pontos, à frente apenas das equipes que não pontuaram (Team Lotus, Virgin e HRT).

E a ânsia da equipe por resultados já está bem evidente nas palavras do próprio Bruno, em vídeo de sua apresentação: "O ano passado foi o pior da história da equipe, que não quer passar por isto novamente. É muito importante para o time realizar uma boa temporada, e todos estão sentindo a pressão".

Bruno faz ainda uma observação a respeito da passagem de Ayrton pela equipe: "Será bastante interessante pilotar para a equipe em que meu tio pilotou, especialmente porque, algumas das pessoas que aqui estão trabalharam com Ayrton". Falando sobre o companheiro de equipe, Bruno ressalta que um tentará superar o outro, todavia, irão cooperar mutuamente.

O piloto verifica a Williams testada por Ayrton em 1983
Screenshot de vídeo da Williams F1

Teste de Ayrton Senna - Williams, 1983. Primeiro contato com um carro de F1

Foto: Imagehost

Ainda em relação ao patrocínio, sai a americana AT&T e entra a brasileira Embratel, ambas do setor de telecomunicações, além da Gillete e OGX, empresa de exploração e produção de petróleo e gás, integrantes do grupo Eike Batista, empresário que no início do mês já anunciava como certa a entrada do piloto paulista na Williams F1.

Bruno já realizou testes com o simulador da escuderia:


Com a contratação de Bruno, fecha-se mais uma porta para Rubens Barrichello, que terá como opção para se manter na F1 apenas a vaga restante na HRT, pior equipe do grid, ou como piloto reserva de alguma equipe mediana. Continuo esperando um acerto do brasileiro com a Formula Indy.

Boa sorte ao Bruno e vamos acompanhar de perto a pré-temporada 2012.


Referências:

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MOTOR 1.0 AINDA É O MAIS ECONÔMICO?

Julho de 2008, vi em uma banca a Revista Autoesporte 518 com o Novo Gol (geração 5) na capa e resolvi comprá-la, pois já havia dirigido por um bom tempo todas as 4 gerações anteriores do VW e quis saber das mudanças, anunciadas como radicais, para o novo modelo, e quem sabe uma compra futura. Entre os subtítulos estava: "SÓ FICOU O NOME (E O PREÇO)", e foram muitas mudanças realmente, mas isto é assunto para outro post.

Naquela edição havia uma matéria que confrontava o consumo de carros com motores 1.0 versus modelos 1.4 e 1.6. Até aquele momento eu sequer cogitava uma mudança de motorização, visto que meu maior objetivo era economia. Mas vamos aos fatos:

Fim dos anos 80 e início dos 90. Tempos de recessão by Plano Collor, surge o carro 1000, como uma opção mais acessível a um mercado predominantemente 1600. Redução de IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados (desde que as montadoras concordassem em não demitir em massa e repassassem este desconto ao consumidor final) e automóveis mais econômicos. Surgem então os 1.0. Eu, particularmente, tenho como primeira lembrança desta época o Chevette Junior de 1992:


Foto: Carros na Web 


Vídeo: Sammartins82

Mas o pioneiro foi o Uno Mille em 1990, com motor do Fiat 147, com redução do curso dos pistões para compor cerca de 994cc.
Lembro de uma Revista Motor Show de 1996/97 apresentando o Gol Mi, geração 2 (bola) com 55cv, hoje, o Gol City (geração 4) vem com 71/68cv, álcool e gasolina respectivamente, e conforme o engenheiro mecânico Paulo Garbossa: "Não há como o carro ganhar desempenho sem comprometer o consumo."

Uma estratégia para compensar a baixa "cavalaria" foi a redução da relação de marchas. A primeira e a segunda eram (e ainda são, no VW, bastante curtas), daí vem a necessidade de uma alta rotação do motor para o funcionamento do 1.0, algo não tão exigido nos automóveis de maior cilindrada. Em um 1.6 em quinta marcha é possível alcançar os 80km/h com cerca de 2200 Rotações Por Minuto (RPM), algo que os 1.0 exigem por volta de 3000 ou mais.
Sem falar que os compactos, atualmente, veem lotados de opcionais, o que aumenta o peso do veículo, exigindo ainda mais do motor.

Os carros 1000 apresentam menor consumo quando em circuitos urbanos, o típico anda e para das grandes cidades.
Curiosamente, eu fazia cerca de 15km/l(G) e 10km/l(A) em percurso 1/3 cidade e 2/3 estrada com o G4 1.0 2005, porém com uma direção extremamente econômica, e manutenção frequente, já um G4 1.0 2011 não demonstrou a mesma média, algo que também será abordado em outro post.

Voltando ao comparativo, cabe destacar alguns resultados:

CONSUMO MÉDIO (km/l)
1°) Mille 1.0
11,5
2°) Peugeot 206 1.4
11,0
3°) Sandero 1.0
10,7
10°)Palio ELX 1.4
9,8
11°)Palio ELX 1.0
9,8
14°)Corsa 1.4
9,7
15°)Fiesta 1.6
9,6
16°)Gol 1.0
9,6
24°)Corsa 1.0
9,1

Os testes foram realizados com álcool em circuito 55% em cidade e 45% em estrada. O Uno Mille até hoje é apresentado como o mais econômico, no teste o 206 1.4 surge a frente de todos os demais 1.0, o ELX 1.4 da Fiat, apesar de amplamente criticado por usuários como um beberrão, aparece equiparado com sua versão 1.0, e o Fiesta 1.6 com vantagem em relação ao Corsa 1.0 e Gol 1.0.

Hoje cerca de R$3.000,00 separam um carro 1.0 de um 1.6, diferença não muito pronunciada em financiamentos e principalmente em consórcios. O 1.6 é mais ágil e pode ser mais econômico que um 1.0.

Depois que li esta reportagem e após muita pesquisa decidi por um modelo 1.6, que será em breve amplamente dissecado. CLIQUE AQUI PARA VER A POSTAGEM.


Referências: