quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CARROS DA F1 2015 (PARTE 3) – MERCEDES F1 W06 HIBRID

Atual campeã de pilotos e construtores, tentará manter os títulos, e tem tudo para tal. Nem as equipes parceiras, para as quais fornece motores, tem propulsor equivalente ao da escuderia alemã, quanto mais as rivais. Luta também para manter o congelamento no desenvolvimento das unidades de potência, de modo a manter a vantagem que predominou durante a temporada de 2014.

Mercedes AMG Petronas Formula One Team
Nacionalidade: Alemanha
Motor: Mercedes Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Stuttgart, Alemanha
Pilotos: Lewis Hamilton (Inglaterra), Nico Rosberg (Alemanha)

Mercedes F1 2015

Manteve as cores predominantes cinza-prata, verde-água e preta, características da equipe desde sua reestreia em 2010. Bico baixo bem harmônico, sem mudanças bruscas no design (ao contrário da McLaren), o que deve favorecer a aerodinâmica.

Lewis Hamilton, piloto arrojado que já cometeu erros de principiante em outros momentos, parece ter adquirido a maturidade necessária para manter-se no topo. Parte em busca do tri, e a disputa deverá ser com o companheiro de equipe mais uma vez.

Nico Rosberg apresentou em 2014 a regularidade como ponto forte. Não é um piloto agressivo e após um bom início, esteve à sombra de Hamilton nos GPs finais. É o piloto da casa e deverá lutar para conseguir seu espaço na equipe.

Patrocinadores:

Petronas: Petroliam Nasional Berhad, multinacional estatal petrolífera malaia que atua na exploração, produção e refino do petróleo; processamento e transporte de gás; indústria petroquímica e investimentos imobiliários. Presente em mais de 50 países. A linha Petronas Syntium abrange lubrificantes, líquidos de arrefecimento e anticongelantes. Petronas Primax: combustível que promete baixo consumo, redução do atrito e melhor combustão.


Blackberry: empresa canadense que autointitula-se líder mundial em comunicações móveis. Produz celulares, tablets, sistemas operacionais e softwares. Atua na Europa, América do Norte e Latina, Ásia Pacífico, Oriente Médio e África.


Qualcomm: companhia norte-americana que também intitula-se líder mundial em tecnologias móveis, com a ressalva: “de última geração”. Produz chipsets (Snapdragon), softwares/aplicativos e desenvolve tecnologia wireless.



Rosberg e Hamilton


Epson: Seiko Epson Corporation. Empresa japonesa originariamente produtora de peças para relógios. Atualmente produz impressoras convencionais e 3D, computadores, scanners, projetores, robôs industriais e componentes eletrônicos. Possui cerca de 72.000 empregados atuando em 94 empresas pelo mundo.


Hugo Boss: Hugo Boss: tradicional empresa alemã, que iniciou no ramo têxtil de vestimentas, obtendo grande êxito neste mercado. Passou a produzir óculos, relógios, perfumes (o piloto da McLaren, Jenson Button é garoto propaganda da marca) e produtos de luxo.


Pirelli: fábrica italiana de pneumáticos. Fornece pneus a todas as equipes da Formula1.




Referências

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CARROS DA F1 2015 (PARTE 2) – McLAREN-HONDA MP4/30

A McLaren-Honda MP4/30 foi apresentada, com muitas expectativas sobre seu layout. Iriam realmente resgatar os tradicionais vermelho e branco de outros tempos, da vitoriosa parceria McLaren-Honda/Marlboro?

McLaren-Honda
Nacionalidade: Inglaterra
Motor: Honda Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Silverstone, Inglaterra
Pilotos: Fernando Alonso (Espanha) e Jenson Button (Inglaterra)

 McLaren-Honda 2015

O time inglês optou por manter os tradicionais preto e prata característicos de temporadas anteriores e utilizados desde 1997, com o início da parceria McLaren-Mercedes. O diferencial é a maior ocorrência da cor vermelha, com uma listra que envolve o cockpit, estendendo-se até o bico.

A exemplo de anos anteriores, surgem possíveis designs que seriam utilizados pelos times. Desta vez, o vermelho e branco, dados como certos ficaram apenas na especulação. Este seria um belo modelo:

Suposta McLaren 2015

Será um ano de aprendizado e muito trabalho, visando melhores desempenhos nos anos seguintes, visto que o novo motor Honda começará do zero, necessitando de quilometragem para seu desenvolvimento, a exemplo dos times em 2014, que passaram por quebras e decepções com os novos motores turbo.

Fernando Alonso retorna à equipe, cansado de não obter um carro vencedor na Ferrari. O experiente Button segue por mais um ano, cada vez mais próximo da aposentadoria.

Patrocinadores presentes no carro:

Mobil1: marcas conhecidas - Exxon Mobil, Esso e Mobil1. Tradicional empresa americana fornecedora de combustível e lubrificantes de alta performance, parceira da McLaren há 20 anos. No início dos anos 1990 havia comerciais da Esso antes e após as transmissões da F1, creio que este foi traduzido na época:

Comercial: Tigre da Esso

SAP: empresa alemã de tecnologia da informação, softwares empresariais, computação em nuvem etc. Atua em 50 países com cerca de 183.000 clientes.


Segafredo Zanetti: multinacional italiana de comercialização de café, chá e especiarias. Patrocinou a Toleman-Hart de Senna em 1984.

Toleman com patrocínio Segafredo - 1984

KPMG: empresa que presta serviços de auditoria e consultoria financeira, tributação, planejamento, análises preditivas dentre outros.



CNN (Cable News Network): canal americano, primeiro a transmitir notícias 24 horas por dia. A rede de comunicação tem alcance de 385 milhões de famílias.




Hilton HHonors: programa de fidelidade da rede de hotéis de origem americana com mais de 4200 unidades em 93 países.



Pirelli: fábrica italiana de pneumáticos. Fornece pneus a todas as equipes da Formula1.


Veja aqui a Parte 1:

Referências