quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CARROS DA F1 2015 (PARTE 1) - SAHARA FORCE INDIA F1 TEAM



Retomando a abordagem de carros da F1, com atenção especial aos patrocínios, a exemplo da RBR 2014 e do capacete de Senna de 1993 vamos observar mais atentamente o carro da Force India, primeiro apresentado para a temporada 2015.


Sahara Force India F1 Team
Nacionalidade: Inglaterra
Motor: Mercedes Turbo 1.6 V6 24 válvulas
Sede: Silverstone, Inglaterra
Pilotos: Sergio Pérez (México) e Nico Hülkenberg (Alemanha)


Force Índia 2015

A equipe vem gradualmente abandonando a tonalidade branca de seus carros. No ano anterior, predominou a cor preta e agora, surge o prata, aproximando o design com a McLaren de outras temporadas. O laranja limitou-se a faixas laterais e ao aerofólio traseiro e o verde praticamente limitou-se a um detalhe também no fundo do bólido.

Um ponto interessante é a posição baixa do bico do carro, em comparação com os designs grotescos da temporada anterior. Lembra um pouco os modelos tradicionais do início da década de 1990, um ponto forte para os espectadores saudosistas, talvez seja uma tendência do regulamento atual a ser adotada por outras equipes.

 Force Índia 2015 e o novo bico

O carro na verdade é um híbrido 2014/2015, VJM07/08 pois trata-se do chassi do ano passado com o novo bico adaptado. Apresenta muitas semelhanças com o carro da Mercedes 2014, campeã do campeonato de pilotos e de construtores.

Vamos então conhecer mais detalhadamente alguns dos seus patrocinadores:

Kingfisher: cervejaria indiana com mais de 150 anos de fundação. Possui cerca de 33 fábricas na Índia. Alega possuir 54% do mercado nacional.




 
Claro: empresa de telecomunicações subsidiária da America Móvil. Intitula-se a maior da América Latina, operando em 16 países, inclusive Brasil. Patrocinadora pessoal do mexicano Sergio Pérez e decisiva na contratação do piloto.




Royal Challenge: marca indiana de whisky, surgida nos anos 1980. Composição de maltes escoceses e indianos, aliados a melaço e álcool destilado (denominado “neutral spirit”). Para quem gosta de whisky, parece ser uma combinação curiosa. Denominado por alguns como rum.




NEC (Nippon Electric Company): multinacional japonesa de tecnologia da informação, serviços de telecomunicações, soluções de rede, e dispositivos eletrônicos. No Brasil os jogadores de videogame dos anos 1990 lembrarão de um de seus produtos, o TurboGrafx-16, console de quarta geração (contemporâneo do Mega Drive e Super Nintendo), pouco vendido no país mas com boa repercussão nas revistas especializadas da época. Outro produto atual em que possui participação: computadores Lenovo.




 
Telcel: companhia mexicana de tecnologia “wireless”. Opera desde 1989.




 

Telmex: provedora mexicana de serviços de telecomunicações. Oferece serviços de redes locais e de longas distâncias. 




 


UB Group: maior cervejaria da Índia e segunda maior do mundo. Dona da marca Kingfisher.





 


 
Smirnoff: vodka flavorizada mais vendida da América do Norte. Marca tradicional originária de uma companhia russa, atualmente pertencente ao grupo britânico Diageo. Consumida em cerca de 130 países.




 
Quaker State: empresa americana atuante no ramo de lubrificantes, filtros e fluidos automotivos, com representação comercial em 45 países. Criada em 1931 com a junção de 19 empresas. Antiga Pennzoil, tradicional patrocinadora da Formula Indy, inclusive do franco-brasileiro Gil de Ferran. Adquirida em 2002 pela Shell Oil Company. Nome originário do estado da Pensilvânia, que em seu passado colonial abrigava seguidores da religião Quaker.



Gil de Ferran e o patrocínio da Pennzoil.  Reynard Honda - Hall Racing, 1995



Alpinestars: empresa italiana de botas e artefatos de proteção para motociclistas, automobilistas, ciclistas e outros.




Pirelli: fábrica italiana de pneumáticos. Fornece pneus a todas as equipes da Formula1.


Referências